Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Algumas tendências teórico-metodológicas no serviço social: resultados da leitura de contexto social nos programas acadêmicos das regiões do Caribe e do Centro Leste




Secção
Artículos

Como Citar
Barahona Rojas, A. Y., Calcetero Gutiérrez, J. R., & Chaparro Madolnado, M. Y. (2019). Algumas tendências teórico-metodológicas no serviço social: resultados da leitura de contexto social nos programas acadêmicos das regiões do Caribe e do Centro Leste. Tabula Rasa, 30, 171-191. https://doi.org/10.25058/20112742.n30.09

Dimensions
PlumX
Ana Yadira Barahona Rojas
    José Roberto Calcetero Gutiérrez
      Melba Yesmit Chaparro Madolnado

        Ana Yadira Barahona Rojas,

        Trabajadora Social de la Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca, magister en Familia, Educación y Desarrollo de la Fundación Universitaria Monserrate y especialista en Educación y Orientación Familiar
        de la Fundación Universitaria Monserrate.


        José Roberto Calcetero Gutiérrez,

        Trabajador Social de la Fundación Universitaria Monserrate, doctorando en Desarrollo Local y Cooperación Internacional de la Universidad de Jaume I, magister en Cooperación al Desarrollo de la Universidad de Jaume I, especialista en Docencia Universitaria de la Universidad Militar Nueva Granada.


        Melba Yesmit Chaparro Madolnado,

        Docente e Investigadora Programa de Trabajo Social.


        Este artigo de pesquisa trata de algumas tendências teóricas e/ou metodológicas que os assistentes sociais podem levar em consideração em sua prática profissional. Apresentam-se os seguintes resultados: a) contribuições sobre tendências epistemológicas, b) contribuições sobre tendências teóricas e c) contribuições sobre tendências metodológicas que emergem no exercício do serviço social. O processo de coleta de informação foi realizado com 14 programas de serviço social que possuem registro qualificado habilitado nas regiões do Caribe e do Centro-Leste; os dados são qualitativos e de nível descritivo.

        Palavras-chave: epistemologia, teoria, metodologia trabalho social.


        Visualizações de artigos 474 | Visitas em PDF 166


        Downloads

        Os dados de download ainda não estão disponíveis.
        1. Alatas, W, (2010). La convocatoria hacia los discursos alternativos en las ciencias sociales de Asia. En J.P. Laclette, P. Zúñiga & C. Puga (Ed.), Informe sobre las ciencias sociales en el mundo. París: Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Cultura y la Ciencia (Unesco). Recuperado de: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002173/217366s.pdf
        2. Bonilla, E. & Rodríguez, P. (1995). Más allá del dilema de los métodos. Bogotá: Universidad de los Andes.
        3. De la paz, P., Rodríguez, V. & Mercado, E. (2014). Nuevas tendencias de intervención en trabajo social, Azarbe. Revista Internacional de Trabajo Social y Bienestar, 3, 223-228. Recuperado de: https://revistas.um.es/azarbe/article/view/198671
        4. Ghiso, C. A. (2012). Investigación social comunitaria en contextos conflictivos. Revista Colombiana de Ciencias Sociales, 4, 121-134, DOI: 10.21501/issn.2216-1201
        5. Grimson, A. (2011). Los límites de la cultura. Buenos Aires: Siglo XXI.
        6. Mosteiro, A., Beloki, U. & Sobremonte, E. (2013). Proceso de selección de los centros de prácticas de trabajo social. Instrumento de sistematización y objetivación. Revista Alternativas, 20, 187-201, DOI: 10.14198/ALTERN2013.20.10
        7. Muñoz, N. E., & Vargas, P. A. (2013). A propósito de las tendencias epistemológicas de trabajo social en el contexto latinoamericano. Revista Katálysis, 16 (1), 122-130. Recuperado de: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/S1414-49802013000100012
        8. Remolina, V, G. (1999). La responsabilidad social de la universidad frente a la problemática del país. En G. Remolina, conferencia de P. rector de la universidad al consejo académico (28. X.98) y al consejo del medio universitario (12.XI.98). Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá. Colombia.
        9. Sandoval, C. (1996). Investigación cualitativa. Bogotá: Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior, ICFES.
        10. Santander, P. (2011). Por qué y cómo hacer análisis del discurso. Revista de Epistemología de Ciencias Sociales, 41, 207- 224. Recuperado de: http://www2.facso.uchile.cl/publicaciones/moebio/41/santander.html
        11. Sierra, J. P. & Villegas, S. L. (2009). La formación profesional en trabajo social. Vigencia del debate sobre los paradigmas sociales: el caso de la Universidad del Valle. Revista prospectiva, 14, 46-68. Recuperado de: http://revistas.univalle.edu.co/index.php/prospectiva/issue/view/121
        12. Silva, O. (2002). El análisis del discurso según Van Dijk y los estudios de la comunicación. Revista Razón y Palabra, 26, s.p Recuperado de: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n26/osilva.html
        13. Tamayo, M. (1999). El proceso de la investigación científica. México: Limusa. Torres, A. (1998). Estrategias y técnicas de investigación cualitativa. Bogotá: Unad.
        Sistema OJS 3.4.0.5 - Metabiblioteca |