Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Fundamentos epistemológicos do desenho da pesquisa relacionada com a soberania alimentar nos municípios de Fómeque e Fosca



Como Citar
Fundamentos epistemológicos do desenho da pesquisa relacionada com a soberania alimentar nos municípios de Fómeque e Fosca. (2024). Tabula Rasa, 50, 133-150. https://doi.org/10.25058/20112742.n50.06

Dimensions
PlumX
Uva Falla Ramírez Autor
Sandra del Pilar Gómez Contreras Autor
Juan Guillermo Velázquez Arias Autor

O artigo reúne os fundamentos que suportam o desenho de uma pesquisa cujo interesse gira ao redor de descrever e compreender as práticas culturais expressadas pelos camponeses dos municípios de Fómeque e Fosca, Cundinamarca - Colômbia, com o objetivo de reconhecer os usos e costumes tradicionais que podem fortalecer a produção agrícola para contribuir à soberania e segurança alimentar da região. Assim, o artigo contextualiza o espaço geográfico dos municípios de Fómeque e Fosca e apresenta alguns dos argumentos que fundamentam o desenho da pesquisa tais como a fenomenologia social, a etnografia e a interdisciplinaridade.


Visualizações de artigos 7 | Visitas em PDF 5


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.
  1. Alcaldía municipal de Fómeque. (2020). Plan Operativo Anual de Inversiones Fómeque Desarrollo con Autoridad 2020-2023, POAI, https://www.fomeque-cundinamarca.gov.co/planes/plan-operativo-anual-de-inversiones-poai-fomeque-desarrollo
  2. Bonilla Castro, E; Rodríguez, P. (2013). Más allá del dilema de los métodos. La investigación de ciencias sociales. Universidad de los Andes.
  3. Centro para la Investigación y la Innovación Educativa. (1972). Interdisciplinarity: Problems of teaching and research in universities. Paris: Organisation for economic cooperation and development.
  4. Escobar Pareja, P. A. (2019). Fómeque, entre el reconocimiento y el olvido: una lucha de poderes entre el centro y la periferia. (Tesis de grado). Universidad de los Andes. https://repositorio.uniandes.edu.co/bitstream/handle/1992/44650/u830815.pdf?sequence=1&isAllowed=y
  5. Falla, R. U., Gómez, S. & Rodríguez, R. (2018) La experiencia del trabajo social estudios en fenomenología social. Universidad Colegio Mayor De Cundinamarca.
  6. Fernández, M., Almendro, V., & Romero, A. (2017). Enfoques interdisciplinarios en la investigación de la seguridad alimentaria. En Hacia una alimentación adecuada y sostenible (pp. 107-122). Plaza y Valdés Editores.
  7. Feyerabend, P. K. (1986). Tratado contra el método: Esquema de una teoría anarquista del conocimiento. Tecnos.
  8. Garzón Ruiz, L. J. (2019). Identificación y caracterización de las entidades territoriales y otras formas de organización territorial en el departamento de Cundinamarca, en el marco de la ley 388 de 1997 y la ley orgánica de ordenamiento territorial (ley 1454 de 2011). (Tesis de grado). Universidad de Cundinamarca. https://repositorio.ucundinamarca.edu.co/handle/20.500.12558/2944
  9. Guber, R. (2001) La etnografía, método, campo y reflexividad. Norma.
  10. López, L. (2012). La importancia de la interdisciplinariedad en la construcción del conocimiento desde la filosofía de la educación. Sophia, Colección de Filosofía de la Educación, 13, 367-377. https://www.redalyc.org/pdf/4418/441846102017.pdf
  11. Martínez, M. (2005). El método etnográfico de investigación. https://uis.edu.co/wpcontent/uploads/2022/09/13_Investigacionetnografica.pd
  12. Medina Rey, J. M. (2021). ¿Seguridad alimentaria, soberanía alimentaria o derecho a la alimentación? Estado de la cuestión. Cuadernos de desarrollo rural, 18, 1-19.
  13. Pérez Arteaga, S. L. & Carrillo Rojas, L. E. (2020). Lo que no se narra se olvida: de la semilla a la mesa y para el mundo. SENA.
  14. Poveda Castiblanco, K. L. & Hernández Riveros, Y. A. (2015). Diagnóstico de la infraestructura de las redes de alcantarillado del Municipio de Fosca, Cundinamarca. (Tesis de grado). Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá.
  15. Robayo, D. (2018). Al borde de la frontera: una búsqueda para el entendimiento de las dinámicas territoriales entre sociedad y naturaleza en el caso del Parque Natural Nacional Chingaza y el municipio de Fómeque–Cundinamarca. (Tesis de grado). Universidad Externado de Colombia, Bogotá.
  16. Romero, P. A. (2021). Mapa interactivo para la enseñanza del concepto bioindicador desde el reconocimiento cultural y morfológico de los anuros más representativos de Fosca– Cundinamarca en el IED María Medina. Universidad Pedagógica Nacional.
  17. Sandoval Casilimas, C. A. (1996) Investigación cualitativa. Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior, ICFES.
  18. Salgado Lévano, A. C. (2007). Investigación cualitativa: diseños, evaluación del rigor metodológico y retos. Liberabit, 13(13), 71-78. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1729-48272007000100009&lng=es&tlng=es
  19. Schütz, A. (2003). Estudios sobre la teoría social. Amorrortu Editores.
  20. Schütz, A. (1993). La construcción significativa del mundo social. Paidós.
  21. Strauss, A. & Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Contus: Editorial Universidad de Antioquia.
Sistema OJS 3.4.0.5 - Metabiblioteca |