Fundamentos epistemológicos do desenho da pesquisa relacionada com a soberania alimentar nos municípios de Fómeque e Fosca
Mostrar biografia dos autores
O artigo reúne os fundamentos que suportam o desenho de uma pesquisa cujo interesse gira ao redor de descrever e compreender as práticas culturais expressadas pelos camponeses dos municípios de Fómeque e Fosca, Cundinamarca - Colômbia, com o objetivo de reconhecer os usos e costumes tradicionais que podem fortalecer a produção agrícola para contribuir à soberania e segurança alimentar da região. Assim, o artigo contextualiza o espaço geográfico dos municípios de Fómeque e Fosca e apresenta alguns dos argumentos que fundamentam o desenho da pesquisa tais como a fenomenologia social, a etnografia e a interdisciplinaridade.
Visualizações de artigos 110 | Visitas em PDF 36
Downloads
- Alcaldía municipal de Fómeque. (2020). Plan Operativo Anual de Inversiones Fómeque Desarrollo con Autoridad 2020-2023, POAI, https://www.fomeque-cundinamarca.gov.co/planes/plan-operativo-anual-de-inversiones-poai-fomeque-desarrollo
- Bonilla Castro, E; Rodríguez, P. (2013). Más allá del dilema de los métodos. La investigación de ciencias sociales. Universidad de los Andes.
- Centro para la Investigación y la Innovación Educativa. (1972). Interdisciplinarity: Problems of teaching and research in universities. Paris: Organisation for economic cooperation and development.
- Escobar Pareja, P. A. (2019). Fómeque, entre el reconocimiento y el olvido: una lucha de poderes entre el centro y la periferia. (Tesis de grado). Universidad de los Andes. https://repositorio.uniandes.edu.co/bitstream/handle/1992/44650/u830815.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Falla, R. U., Gómez, S. & Rodríguez, R. (2018) La experiencia del trabajo social estudios en fenomenología social. Universidad Colegio Mayor De Cundinamarca.
- Fernández, M., Almendro, V., & Romero, A. (2017). Enfoques interdisciplinarios en la investigación de la seguridad alimentaria. En Hacia una alimentación adecuada y sostenible (pp. 107-122). Plaza y Valdés Editores.
- Feyerabend, P. K. (1986). Tratado contra el método: Esquema de una teoría anarquista del conocimiento. Tecnos.
- Garzón Ruiz, L. J. (2019). Identificación y caracterización de las entidades territoriales y otras formas de organización territorial en el departamento de Cundinamarca, en el marco de la ley 388 de 1997 y la ley orgánica de ordenamiento territorial (ley 1454 de 2011). (Tesis de grado). Universidad de Cundinamarca. https://repositorio.ucundinamarca.edu.co/handle/20.500.12558/2944
- Guber, R. (2001) La etnografía, método, campo y reflexividad. Norma.
- López, L. (2012). La importancia de la interdisciplinariedad en la construcción del conocimiento desde la filosofía de la educación. Sophia, Colección de Filosofía de la Educación, 13, 367-377. https://www.redalyc.org/pdf/4418/441846102017.pdf
- Martínez, M. (2005). El método etnográfico de investigación. https://uis.edu.co/wpcontent/uploads/2022/09/13_Investigacionetnografica.pd
- Medina Rey, J. M. (2021). ¿Seguridad alimentaria, soberanía alimentaria o derecho a la alimentación? Estado de la cuestión. Cuadernos de desarrollo rural, 18, 1-19.
- Pérez Arteaga, S. L. & Carrillo Rojas, L. E. (2020). Lo que no se narra se olvida: de la semilla a la mesa y para el mundo. SENA.
- Poveda Castiblanco, K. L. & Hernández Riveros, Y. A. (2015). Diagnóstico de la infraestructura de las redes de alcantarillado del Municipio de Fosca, Cundinamarca. (Tesis de grado). Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá.
- Robayo, D. (2018). Al borde de la frontera: una búsqueda para el entendimiento de las dinámicas territoriales entre sociedad y naturaleza en el caso del Parque Natural Nacional Chingaza y el municipio de Fómeque–Cundinamarca. (Tesis de grado). Universidad Externado de Colombia, Bogotá.
- Romero, P. A. (2021). Mapa interactivo para la enseñanza del concepto bioindicador desde el reconocimiento cultural y morfológico de los anuros más representativos de Fosca– Cundinamarca en el IED María Medina. Universidad Pedagógica Nacional.
- Sandoval Casilimas, C. A. (1996) Investigación cualitativa. Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior, ICFES.
- Salgado Lévano, A. C. (2007). Investigación cualitativa: diseños, evaluación del rigor metodológico y retos. Liberabit, 13(13), 71-78. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1729-48272007000100009&lng=es&tlng=es
- Schütz, A. (2003). Estudios sobre la teoría social. Amorrortu Editores.
- Schütz, A. (1993). La construcción significativa del mundo social. Paidós.
- Strauss, A. & Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Contus: Editorial Universidad de Antioquia.