Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

“Súbete al chile”. Interpelação e prazer maquínico em Tequila, Jalisco




Secção
Artículos

Como Citar
“Súbete al chile”. Interpelação e prazer maquínico em Tequila, Jalisco. (2023). Tabula Rasa, 47, 215-236. https://doi.org/10.25058/20112742.n47.09

Dimensions
PlumX
Daniel Ramírez Autor

Neste artigo reflito sobre as tensões que a consolidação de Tequila, Jalisco, como um Povo Mágico têm suposto. Com base no trabalho de campo que fiz para a tese de doutorado e em diálogo com as noções de interpelação e prazer maquínico –machinic pleasure– propostas por John Law (2001) e recuperadas por Adrian Franklin (2003, 2004), analiso o José Cuervo Express e o Chile-bus como máquinas que produzem e fazem parte de complexas montagens turísticas desde as que se posicionam, ao menos, dois tipos de turistas e de mexicanidade. De um lado, aqueles que vinculam a magia do povo com uma representação idílica e elitizada do passado mexicano; do outro, os que o fazem desde a lúdica e a desmesura que se associa com o tequila. O que argumento é que essas duas máquinas têm uma relação de interdependência


Visualizações de artigos 54 | Visitas em PDF 42


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.
  1. Beristáin, H. (2015). El albur. Acta Poética, 21(1–2), 33–47. https://doi.org/10.19130/ iifl.ap.2000.1-2.61
  2. Billig, M. (1998). El nacionalismo banal y la reproducción de la identidad nacional. Revista Mexicana de Sociología, 60, 37–57. https://doi.org/10.2307/3541255
  3. Bourdieu, P. (2000). La distinción: criterios y bases sociales del gusto. Madrid: Taurus.
  4. Bowen, S. (2015). Divided spirits : tequila, mezcal, and the politics of production. Oakland: University of California Press
  5. Camargo, B., Garza, C. G., & Morales, M. (2014). Railway Tourism: An Opportunity to Diversify Tourism in Mexico. En M. V. Colin & G. R. Bird (Eds.), Railway Heritage and Tourism: Global Perspectives (pp. 151–165). Bristol, Buffalo, Toronto: Channell View Publications.
  6. Córdoba Azcárate, M. (2020). Stuck with Tourism. Space, Power and Labor in Contemporary Yucatán. Berkeley: University of California Press.
  7. Dávila, P. (2022, agosto 27). Ejército y Guardia Nacional detienen en Tequila a Silvano «N», líder del CJNG. Proceso. https://www.proceso.com.mx/nacional/2022/11/24/ejercito-guardia-nacionaldetienen-en-tequila-silvano-n-lider-del-cjng-297518.html
  8. Farías, I. (2010). Sightseeing buses: Cruising, timing and the montage of attractions. Mobilities, 5(3), 387–407. https://doi.org/10.1080/17450101.2010.494842
  9. Franklin, A. (2004). Tourism as an ordering: Towards a new ontology of tourism. Tourist Studies, 4(3), 277–301. https://doi.org/10.1177/1468797604057328
  10. Franklin, A. (2003). Tourism: An Introduction. London: Sage Publications Ltd.
  11. Franklin, A., & Crang, M. (2001). The Trouble with Tourism and Travel Theory? Tourist Studies, 1(1), 5–22. https://doi.org/10.9707/1944-5660.1382
  12. García, A., & Méndez, E. (2018). Tequila, Jalisco. La búsqueda de «Lo propio del lugar». En L. López Levi, C. Valverde Valverde, & M. E. Figueroa Díaz (Eds.), Pueblos Mágicos. Una visión interdisciplinaria. Volumen IV. Ciudad México: UAMX, UNAM.
  13. Gaytán, M. S. (2014). Tequila!: Distilling the Spirit of Mexico. Stanford, California: Stanford University Press.
  14. González Torreros, L. (2010). Modelo turístico sustentable para el municipio de Tequila, Jalisco, México: Una perspectiva del desarrollo local. Tesis de doctorado. Centro Universitario de Arte, Arquitectura y Diseño. Universidad de Guadalajara.
  15. Hall, S. (2010). Sin garantías: trayectorias y problemáticas en estudios culturales. En E. Restrepo, C. Walsh, & V. Vich (Eds.). Popayán: Instituto de Estudios sociales y Culturales Pensar - Instituto de Estudios Peruanos - Universidad Andina Simón Bolívar - Envión Editores.
  16. Hernández López, J. de J. (2014). La jornalerización del paisaje agavero. Actividades simples, organización compleja. Guadalajara: Publicaciones de la Casa Chata.
  17. Hernández López, J. de J. (2013). Paisaje y creación de valor. La transformación de los paisajes culturales del agave y del tequila. Zamora, Michoacán: El Colegio de Michoacán.
  18. Hernández López, J. de J. (2009). Tequila: Centro mágico, pueblo tradicional. ¿patrimonialización o privatización? Andamios, 6(12), 41–67. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=62815957003
  19. Hernández López, J. de J., & Ramírez Pérez, D. (s/f). La construcción de la Denominación de Origen Tequila a través de sus normas y declaraciones de protección. Zamora, Michoacán: El Colegio de Michoacán A.C.
  20. IIEG. (2022). Tequila. Dagnóstico del municipio. Agosto 2022. Guadalajara: Instituto de Información Estadística y Geográfica de Jalisco. https://iieg.gob.mx/ns/wp-content/uploads/2022/10/Tequila.pdf
  21. Kirshenblatt-Gimblett, B. (1998). Destination Culture. Destinantion Culture. Tourism, Museums, and Culture. Berkeley: University of California Press.
  22. Law, J. (2001). Machinic Pleasures and Interpellations. Centre for Science Studies, Lancaster University. https://www.lancaster.ac.uk/fass/resources/sociology-online-papers/papers/law-machinic-pleasures-and-interpellations.pdf
  23. López Levi, L. (2018). Las territorialidades del turismo: el caso de los Pueblos Mágicos en México. Ateliê Geográfico, 12(1), 6–24. https://doi.org/10.5216/ag.v12i1.45803
  24. López Levi, L. (2015). Pueblos mágicos mexicanos: magia, hechizos e ilusión. URBS: Revista de estudios urbanos y ciencias sociales, 5(2), 13–26. http://docencia.uaeh.edu.mx/estudios-pertinencia/docs/cultural/163.pdf
  25. MacCannell, D. (1973). Staged Authenticity: Arrangements of Social Space in Tourist Settings. American Journal of Sociology, 79(3), 589–603. Recuperado de: http://www.jstor.org/stable/2776259
  26. Mancera, D. (2021, junio 18). La FIFA redobla su cruzada contra el grito de «puto» en México. El País. https://elpais.com/mexico/2021-06-18/la-fifa-redobla-su-cruzadacontra-el-grito-de-puto-en-mexico.htm
  27. Medina Ramírez, S. (2013). El transporte ferroviario en México. Comercio Exterior, 63(4), 7–13. http://revistas.bancomext.gob.mx/rce/magazines/157/2/el_transporte.pdf
  28. Mundo Cuervo. (2023). José Cuervo Express. https://www.mundocuervo.com/esp/josecuervo-express/
  29. Nieto, M. (2019, febrero 10). Peña Nieto y Angélica Rivera, el fin de un culebrón de amor y poder. El Pais. Recuperado de: https://elpais.com/elpais/2019/02/08/gente/1549645612_026642.html
  30. Osorio, E. (8 de octubre del 2021). De Pueblos Mágicos a Pueblos Trágicos. Mural. https://www.mural.com.mx/aplicacioneslibre/preacceso/articulo/default.aspx?rval=1&urlredirect=https://www.mural.com.mx/de-pueblos-magicos-a-pueblostragicos/ar2273676?referer=--7d616165662f3a3a6262623b727a7a7279703b767a783a
  31. Ramírez Pérez, D. (2021). Las marcas del pueblo. Patrimonio cultural y propiedad intelectual en la producción de Tequila (Jalisco, México) y Aguadas (Caldas, Colombia) como destinos del turismo cultural. Tesis doctoral. Centro de Estudios Antropológicos. El Colegio de Michoacán
  32. Ramos, R. (2020, junio 12). Uso de empresas fachada de tequila por parte del narco. El Economista. https://www.eleconomista.com.mx/politica/Uso-de-empresas-fachada-detequila-por-parte-del-narco-20200611-0171.html
  33. Restrepo, E. (2011). Modernidad y diferencia. Tabula Rasa, 14, 125–154. https://doi.org/10.25058/20112742.422
  34. Rodríguez Gómez, G. (2007). La denominación de origen del tequila: pugnas de poder y la construcción de la especificidad sociocultural del agave azúl. Nueva Antropología, 20(67), 141–171. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0185-06362007000100007&script=sci_abstract
  35. Rodríguez Gómez, G. (2004). El derecho a ostentar la denominación de origen: las dispustas por la hegemonía en el mercado agroalimentario mundial. Desacatos. Revista de Ciencias Sociales, 15–16, 171–196. https://doi.org/10.29340/16.1077
  36. Rojek, C. (1997). Indexing, Dragging and the Social Construction of Tourist Sights. En C. Rojek & J. Urry (Eds.), Touring Cultures. Transformatios of Travel and Theory. New York: Routledge, Taylor & Francis Group.
  37. Rojo Quintero, S., & Llanes Gutiérrez, R. A. (2009). Patrimonio y turismo: el caso del Programa Pueblos Mágicos. Topofilia. Revista de arquitectura, urbanismo y ciencias sociales, 1(3), 1–15. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=456150029007
  38. Salazar, N. B. (2006). Antropología del turismo en países en desarrollo: análisis crítico de las culturas, poderes e identidades generados por el turismo. Tabula Rasa, 5, 99–128. https://doi.org/10.25058/20112742.270
  39. Sectur. (2016). Programa Pueblos Mágicos. https://www.gob.mx/sectur/acciones-yprogramas/programa-pueblos-magicos
  40. Tedeschi, S. (2011). Del caballo al tren. Objetos de la modernidad en la narrativa de la Revolución Mexicana. Letral, 7, 5–18. https://doi.org/10.30827/rl.v0i7.3661
  41. Tequila Inteligente. (2023). Portal Web. https://tequilainteligente.com/
  42. Tercero, M. (1994). A caballo entre dos tiempos. Artes de México. El tequila: arte tradicional de México, (27), 37–44.
  43. Ultreras Villagrana, P., & Isais Contreras, M. Á. (2018). Sociedades rancheras del occidente mexicano: balance historiográfico. Relaciones Estudios de Historia y Sociedad, 39(154), 37–69. https://doi.org/10.24901/rehs.v39i154.382
  44. Urry, J. (2002). The tourist gaze (2nd ed.). London: Sage Publications
  45. Urry, J. (1995). Consuming places. London, New York: Routledge.
  46. Urry, J., & Larsen, J. (2011). The Tourist Gaze 3.0. London: Sage Publications Ltd. https://doi.org/10.11156/240
  47. Velázquez García, M. A. (2013). La formulación de las políticas públicas de turismo en México. El caso del programa federal «Pueblos Mágicos» 2001-2012. Diálogos Latinoamericanos, 21, 89–110. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=16229723006
  48. Viviescas, F., & Giraldo Isaza, F. (Eds.). (2002). Presentación. En Colombia: el despertar de la modernidad (pp. 9–16). Bogotá: Foro Nacional por Colombia.
Sistema OJS 3.4.0.5 - Metabiblioteca |