Mostrar biografia dos autores
Neste artigo reflito sobre as tensões que a consolidação de Tequila, Jalisco, como um Povo Mágico têm suposto. Com base no trabalho de campo que fiz para a tese de doutorado e em diálogo com as noções de interpelação e prazer maquínico –machinic pleasure– propostas por John Law (2001) e recuperadas por Adrian Franklin (2003, 2004), analiso o José Cuervo Express e o Chile-bus como máquinas que produzem e fazem parte de complexas montagens turísticas desde as que se posicionam, ao menos, dois tipos de turistas e de mexicanidade. De um lado, aqueles que vinculam a magia do povo com uma representação idílica e elitizada do passado mexicano; do outro, os que o fazem desde a lúdica e a desmesura que se associa com o tequila. O que argumento é que essas duas máquinas têm uma relação de interdependência
Visualizações de artigos 67 | Visitas em PDF 59
Downloads
- Beristáin, H. (2015). El albur. Acta Poética, 21(1–2), 33–47. https://doi.org/10.19130/ iifl.ap.2000.1-2.61
- Billig, M. (1998). El nacionalismo banal y la reproducción de la identidad nacional. Revista Mexicana de Sociología, 60, 37–57. https://doi.org/10.2307/3541255
- Bourdieu, P. (2000). La distinción: criterios y bases sociales del gusto. Madrid: Taurus.
- Bowen, S. (2015). Divided spirits : tequila, mezcal, and the politics of production. Oakland: University of California Press
- Camargo, B., Garza, C. G., & Morales, M. (2014). Railway Tourism: An Opportunity to Diversify Tourism in Mexico. En M. V. Colin & G. R. Bird (Eds.), Railway Heritage and Tourism: Global Perspectives (pp. 151–165). Bristol, Buffalo, Toronto: Channell View Publications.
- Córdoba Azcárate, M. (2020). Stuck with Tourism. Space, Power and Labor in Contemporary Yucatán. Berkeley: University of California Press.
- Dávila, P. (2022, agosto 27). Ejército y Guardia Nacional detienen en Tequila a Silvano «N», líder del CJNG. Proceso. https://www.proceso.com.mx/nacional/2022/11/24/ejercito-guardia-nacionaldetienen-en-tequila-silvano-n-lider-del-cjng-297518.html
- Farías, I. (2010). Sightseeing buses: Cruising, timing and the montage of attractions. Mobilities, 5(3), 387–407. https://doi.org/10.1080/17450101.2010.494842
- Franklin, A. (2004). Tourism as an ordering: Towards a new ontology of tourism. Tourist Studies, 4(3), 277–301. https://doi.org/10.1177/1468797604057328
- Franklin, A. (2003). Tourism: An Introduction. London: Sage Publications Ltd.
- Franklin, A., & Crang, M. (2001). The Trouble with Tourism and Travel Theory? Tourist Studies, 1(1), 5–22. https://doi.org/10.9707/1944-5660.1382
- García, A., & Méndez, E. (2018). Tequila, Jalisco. La búsqueda de «Lo propio del lugar». En L. López Levi, C. Valverde Valverde, & M. E. Figueroa Díaz (Eds.), Pueblos Mágicos. Una visión interdisciplinaria. Volumen IV. Ciudad México: UAMX, UNAM.
- Gaytán, M. S. (2014). Tequila!: Distilling the Spirit of Mexico. Stanford, California: Stanford University Press.
- González Torreros, L. (2010). Modelo turístico sustentable para el municipio de Tequila, Jalisco, México: Una perspectiva del desarrollo local. Tesis de doctorado. Centro Universitario de Arte, Arquitectura y Diseño. Universidad de Guadalajara.
- Hall, S. (2010). Sin garantías: trayectorias y problemáticas en estudios culturales. En E. Restrepo, C. Walsh, & V. Vich (Eds.). Popayán: Instituto de Estudios sociales y Culturales Pensar - Instituto de Estudios Peruanos - Universidad Andina Simón Bolívar - Envión Editores.
- Hernández López, J. de J. (2014). La jornalerización del paisaje agavero. Actividades simples, organización compleja. Guadalajara: Publicaciones de la Casa Chata.
- Hernández López, J. de J. (2013). Paisaje y creación de valor. La transformación de los paisajes culturales del agave y del tequila. Zamora, Michoacán: El Colegio de Michoacán.
- Hernández López, J. de J. (2009). Tequila: Centro mágico, pueblo tradicional. ¿patrimonialización o privatización? Andamios, 6(12), 41–67. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=62815957003
- Hernández López, J. de J., & Ramírez Pérez, D. (s/f). La construcción de la Denominación de Origen Tequila a través de sus normas y declaraciones de protección. Zamora, Michoacán: El Colegio de Michoacán A.C.
- IIEG. (2022). Tequila. Dagnóstico del municipio. Agosto 2022. Guadalajara: Instituto de Información Estadística y Geográfica de Jalisco. https://iieg.gob.mx/ns/wp-content/uploads/2022/10/Tequila.pdf
- Kirshenblatt-Gimblett, B. (1998). Destination Culture. Destinantion Culture. Tourism, Museums, and Culture. Berkeley: University of California Press.
- Law, J. (2001). Machinic Pleasures and Interpellations. Centre for Science Studies, Lancaster University. https://www.lancaster.ac.uk/fass/resources/sociology-online-papers/papers/law-machinic-pleasures-and-interpellations.pdf
- López Levi, L. (2018). Las territorialidades del turismo: el caso de los Pueblos Mágicos en México. Ateliê Geográfico, 12(1), 6–24. https://doi.org/10.5216/ag.v12i1.45803
- López Levi, L. (2015). Pueblos mágicos mexicanos: magia, hechizos e ilusión. URBS: Revista de estudios urbanos y ciencias sociales, 5(2), 13–26. http://docencia.uaeh.edu.mx/estudios-pertinencia/docs/cultural/163.pdf
- MacCannell, D. (1973). Staged Authenticity: Arrangements of Social Space in Tourist Settings. American Journal of Sociology, 79(3), 589–603. Recuperado de: http://www.jstor.org/stable/2776259
- Mancera, D. (2021, junio 18). La FIFA redobla su cruzada contra el grito de «puto» en México. El País. https://elpais.com/mexico/2021-06-18/la-fifa-redobla-su-cruzadacontra-el-grito-de-puto-en-mexico.htm
- Medina Ramírez, S. (2013). El transporte ferroviario en México. Comercio Exterior, 63(4), 7–13. http://revistas.bancomext.gob.mx/rce/magazines/157/2/el_transporte.pdf
- Mundo Cuervo. (2023). José Cuervo Express. https://www.mundocuervo.com/esp/josecuervo-express/
- Nieto, M. (2019, febrero 10). Peña Nieto y Angélica Rivera, el fin de un culebrón de amor y poder. El Pais. Recuperado de: https://elpais.com/elpais/2019/02/08/gente/1549645612_026642.html
- Osorio, E. (8 de octubre del 2021). De Pueblos Mágicos a Pueblos Trágicos. Mural. https://www.mural.com.mx/aplicacioneslibre/preacceso/articulo/default.aspx?rval=1&urlredirect=https://www.mural.com.mx/de-pueblos-magicos-a-pueblostragicos/ar2273676?referer=--7d616165662f3a3a6262623b727a7a7279703b767a783a
- Ramírez Pérez, D. (2021). Las marcas del pueblo. Patrimonio cultural y propiedad intelectual en la producción de Tequila (Jalisco, México) y Aguadas (Caldas, Colombia) como destinos del turismo cultural. Tesis doctoral. Centro de Estudios Antropológicos. El Colegio de Michoacán
- Ramos, R. (2020, junio 12). Uso de empresas fachada de tequila por parte del narco. El Economista. https://www.eleconomista.com.mx/politica/Uso-de-empresas-fachada-detequila-por-parte-del-narco-20200611-0171.html
- Restrepo, E. (2011). Modernidad y diferencia. Tabula Rasa, 14, 125–154. https://doi.org/10.25058/20112742.422
- Rodríguez Gómez, G. (2007). La denominación de origen del tequila: pugnas de poder y la construcción de la especificidad sociocultural del agave azúl. Nueva Antropología, 20(67), 141–171. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0185-06362007000100007&script=sci_abstract
- Rodríguez Gómez, G. (2004). El derecho a ostentar la denominación de origen: las dispustas por la hegemonía en el mercado agroalimentario mundial. Desacatos. Revista de Ciencias Sociales, 15–16, 171–196. https://doi.org/10.29340/16.1077
- Rojek, C. (1997). Indexing, Dragging and the Social Construction of Tourist Sights. En C. Rojek & J. Urry (Eds.), Touring Cultures. Transformatios of Travel and Theory. New York: Routledge, Taylor & Francis Group.
- Rojo Quintero, S., & Llanes Gutiérrez, R. A. (2009). Patrimonio y turismo: el caso del Programa Pueblos Mágicos. Topofilia. Revista de arquitectura, urbanismo y ciencias sociales, 1(3), 1–15. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=456150029007
- Salazar, N. B. (2006). Antropología del turismo en países en desarrollo: análisis crítico de las culturas, poderes e identidades generados por el turismo. Tabula Rasa, 5, 99–128. https://doi.org/10.25058/20112742.270
- Sectur. (2016). Programa Pueblos Mágicos. https://www.gob.mx/sectur/acciones-yprogramas/programa-pueblos-magicos
- Tedeschi, S. (2011). Del caballo al tren. Objetos de la modernidad en la narrativa de la Revolución Mexicana. Letral, 7, 5–18. https://doi.org/10.30827/rl.v0i7.3661
- Tequila Inteligente. (2023). Portal Web. https://tequilainteligente.com/
- Tercero, M. (1994). A caballo entre dos tiempos. Artes de México. El tequila: arte tradicional de México, (27), 37–44.
- Ultreras Villagrana, P., & Isais Contreras, M. Á. (2018). Sociedades rancheras del occidente mexicano: balance historiográfico. Relaciones Estudios de Historia y Sociedad, 39(154), 37–69. https://doi.org/10.24901/rehs.v39i154.382
- Urry, J. (2002). The tourist gaze (2nd ed.). London: Sage Publications
- Urry, J. (1995). Consuming places. London, New York: Routledge.
- Urry, J., & Larsen, J. (2011). The Tourist Gaze 3.0. London: Sage Publications Ltd. https://doi.org/10.11156/240
- Velázquez García, M. A. (2013). La formulación de las políticas públicas de turismo en México. El caso del programa federal «Pueblos Mágicos» 2001-2012. Diálogos Latinoamericanos, 21, 89–110. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=16229723006
- Viviescas, F., & Giraldo Isaza, F. (Eds.). (2002). Presentación. En Colombia: el despertar de la modernidad (pp. 9–16). Bogotá: Foro Nacional por Colombia.