Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Tempo, conceito e história: dois monumentos, em Porto Rico e Cuba, no final do século XX




Secção
Artículos

Como Citar
Tempo, conceito e história: dois monumentos, em Porto Rico e Cuba, no final do século XX. (2023). Tabula Rasa, 44, 43-64. https://doi.org/10.25058/20112742.n44.03

Dimensions
PlumX
Yolanda Wood Autor

Neste artigo examinam-se dois monumentos relevantes de artistas plásticos de Cuba e Porto Rico, erigidos na última do século passado. «Totem telúrico» está localizado na cidade de San Juan e foi realizado por Jaime Suárez em 1992, quando se discutia a comemoração dos 500 anos da “descoberta” de América; e «Monumento al cimarrón» de Alberto Lescay instalado na comunidade de El Cobre, em Santiago de Cuba, em 1997, com a colaboração do programa da Unesco, La Ruta del esclavo e La Casa del Caribe. Ambos os monumentos são comemorativos de tempos históricos das ilhas, de figuras coletivas como o mundo indígena e quilombola, e fazem sua rememoração desde fundamentos conceptuais que tributam para o passado com intenções simbólicas tanto pelos espaços de localização dos monumentos como por suas materialidades e recursos visuais.


Visualizações de artigos 58 | Visitas em PDF 34


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.
  1. Arrom, J. J. (1983). Cimarrón: apuntes sobre sus primeras documentaciones y su probable origen. Revista Española de Antropología Americana, XIII. https://revistas.ucm.es/index.php/REAA/article/view/REAA8383110047A
  2. Arrom, J. J. (1983). Cimarrón: apuntes sobre sus primeras documentaciones y su probable origen. Revista Española de Antropología Americana, XIII. https://revistas.ucm.es/index.php/REAA/article/view/REAA8383110047A
  3. Cedeño Pineda, R. (29 de diciembre de 2021). Alberto Lescay: el diseño de una vida La Jiribilla. Revista de cultura cubana. http://www.lajiribilla.cu/albertolescayeldisenodeunavida/
  4. Corbea Calzado, J. (12 de enero de 2020). El Monumento al Cimarrón del Cobre: un recuento necesario. 108-129. José Seoane (Blog). http://seoanestudio.com/elmonumentoalcimarrondeelcobreunrecuentoneces
  5. Duharte Jiménez, R. (1997). Nota de presentación. El Cimarrón. Conjunto Monumentario. Fotocopia del dossier elaborado por la Fundación Caguayo.
  6. Estrada Betancourt, J. L. (24 de julio de 2018). Alberto Lescay: soy un esteticista de lo bello. La Jiribilla. Revista de cultura cubana. http://www.lajiribilla.cu/albertolescaysoyunesteticistadelobello/
  7. Gutiérrez Viñuales, R. (2005). Barro y conmemoración en Puerto Rico. El Tótem Telúrico de Jaime Suárez. Arte Latinoamericano del siglo XX. Otras historias de la Historia (pp.167- 189). Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza.
  8. Hall, S. (2010). El trabajo de la representación. En E. Restrepo, C. Walsh & V. Vich (eds.). Sin garantía (pp.447-480). Popayán: Instituto de estudios sociales y culturales, Universidad Javeriana, Instituto de Estudios Peruanos, Universidad Andina Simón Bolívar, sede Ecuador. Envión Editores.
  9. James Figueroa, J. (s.f.). La brujería cubana: el Palo Monte. Aproximación al pensamiento abstracto de la cubanía. https://kitlv-docs.library.leiden.edu/open/341743372.pdf
  10. Koselleck, R. (2004). Historia de los conceptos y los conceptos de historia. Ayer, 53(1), 27-45.
  11. Lescay, A. (1997). Rostros del tiempo. Entrevista realizada a Alberto Lescay por Kenia Dorta Armaignac. El Cimarrón. Conjunto Monumentario. Fotocopia del dossier elaborado por la Fundación Caguayo.
  12. López Jiménez, M. E. (2 de noviembre de 2018). El cimarrón y su rebeldía: a 50 años de intenso bregar. https://www.tvsantiago.icrt.cu/
  13. Lloga Domínguez, C. A. (2019). En torno a la expresión de la «hombría» del esclavo y del cimarrón en dos conjuntos monumentarios en Santiago de Cuba. Études Caribéennes, 4. https://doi.org/10.4000/etudescaribeennes.17521
  14. Pereira, M. A. (2016). Arte contemporáneo en el Caribe hispano insular: poéticas representativas de una visualidad emergente. En O. M. Rodríguez Bolufé (Coord.). Estudios de Arte Latinoamericano y Caribeño (Vol.I). (pp.69-86). Ciudad de México: Universidad Iberoamericana.
  15. Ríos Ávila, R. (1992). La ciudad escondida. Piso 13, I(8).
  16. Suárez, J. Sobre el Tótem Telúrico. (Texto en versión digital facilitado por el artista s.f., s.p.).
  17. Trelles, R. (18 de noviembre de 2016). Arte, silencio y ritual en la obra de Jaime Suárez. Diálogos con/sobre Jaime Suárez. Universidad del Turabo el 14 de noviembre de 2016 con el auspicio de la Fundación Puertorriqueña de las Humanidades y el National Endowment for the Humanities. 80 grados Prensasinprisa https://www.80grados.net/artesilencioyritualenlaobradejaimesuarez
  18. Tótem Telúrico, veinticinco años después: una entrevista a Jaime Suárez. (15 de abril de 2017) Visión Doble. San Juan, http://www.visiondoble.net/2017/04/15/totemteluricoveinticincoanosdespuesunaentrevistajaimesu
  19. Totem Telúrico: otra lectura del Quinto Centenario Charla con Jaime Suárez. (28 de octubre de 2021). https://www.youtube.com/watch?v=P5oZ2F0RW2M
  20. Wood, Y. (2013). Islas del Caribe: naturaleza-arte-sociedad. La Habana: Ed. UH-Clacso.
Sistema OJS 3.4.0.5 - Metabiblioteca |