Mostrar biografia dos autores
Neste artigo examinam-se dois monumentos relevantes de artistas plásticos de Cuba e Porto Rico, erigidos na última do século passado. «Totem telúrico» está localizado na cidade de San Juan e foi realizado por Jaime Suárez em 1992, quando se discutia a comemoração dos 500 anos da “descoberta” de América; e «Monumento al cimarrón» de Alberto Lescay instalado na comunidade de El Cobre, em Santiago de Cuba, em 1997, com a colaboração do programa da Unesco, La Ruta del esclavo e La Casa del Caribe. Ambos os monumentos são comemorativos de tempos históricos das ilhas, de figuras coletivas como o mundo indígena e quilombola, e fazem sua rememoração desde fundamentos conceptuais que tributam para o passado com intenções simbólicas tanto pelos espaços de localização dos monumentos como por suas materialidades e recursos visuais.
Visualizações de artigos 76 | Visitas em PDF 42
Downloads
- Arrom, J. J. (1983). Cimarrón: apuntes sobre sus primeras documentaciones y su probable origen. Revista Española de Antropología Americana, XIII. https://revistas.ucm.es/index.php/REAA/article/view/REAA8383110047A
- Arrom, J. J. (1983). Cimarrón: apuntes sobre sus primeras documentaciones y su probable origen. Revista Española de Antropología Americana, XIII. https://revistas.ucm.es/index.php/REAA/article/view/REAA8383110047A
- Cedeño Pineda, R. (29 de diciembre de 2021). Alberto Lescay: el diseño de una vida La Jiribilla. Revista de cultura cubana. http://www.lajiribilla.cu/albertolescayeldisenodeunavida/
- Corbea Calzado, J. (12 de enero de 2020). El Monumento al Cimarrón del Cobre: un recuento necesario. 108-129. José Seoane (Blog). http://seoanestudio.com/elmonumentoalcimarrondeelcobreunrecuentoneces
- Duharte Jiménez, R. (1997). Nota de presentación. El Cimarrón. Conjunto Monumentario. Fotocopia del dossier elaborado por la Fundación Caguayo.
- Estrada Betancourt, J. L. (24 de julio de 2018). Alberto Lescay: soy un esteticista de lo bello. La Jiribilla. Revista de cultura cubana. http://www.lajiribilla.cu/albertolescaysoyunesteticistadelobello/
- Gutiérrez Viñuales, R. (2005). Barro y conmemoración en Puerto Rico. El Tótem Telúrico de Jaime Suárez. Arte Latinoamericano del siglo XX. Otras historias de la Historia (pp.167- 189). Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza.
- Hall, S. (2010). El trabajo de la representación. En E. Restrepo, C. Walsh & V. Vich (eds.). Sin garantía (pp.447-480). Popayán: Instituto de estudios sociales y culturales, Universidad Javeriana, Instituto de Estudios Peruanos, Universidad Andina Simón Bolívar, sede Ecuador. Envión Editores.
- James Figueroa, J. (s.f.). La brujería cubana: el Palo Monte. Aproximación al pensamiento abstracto de la cubanía. https://kitlv-docs.library.leiden.edu/open/341743372.pdf
- Koselleck, R. (2004). Historia de los conceptos y los conceptos de historia. Ayer, 53(1), 27-45.
- Lescay, A. (1997). Rostros del tiempo. Entrevista realizada a Alberto Lescay por Kenia Dorta Armaignac. El Cimarrón. Conjunto Monumentario. Fotocopia del dossier elaborado por la Fundación Caguayo.
- López Jiménez, M. E. (2 de noviembre de 2018). El cimarrón y su rebeldía: a 50 años de intenso bregar. https://www.tvsantiago.icrt.cu/
- Lloga Domínguez, C. A. (2019). En torno a la expresión de la «hombría» del esclavo y del cimarrón en dos conjuntos monumentarios en Santiago de Cuba. Études Caribéennes, 4. https://doi.org/10.4000/etudescaribeennes.17521
- Pereira, M. A. (2016). Arte contemporáneo en el Caribe hispano insular: poéticas representativas de una visualidad emergente. En O. M. Rodríguez Bolufé (Coord.). Estudios de Arte Latinoamericano y Caribeño (Vol.I). (pp.69-86). Ciudad de México: Universidad Iberoamericana.
- Ríos Ávila, R. (1992). La ciudad escondida. Piso 13, I(8).
- Suárez, J. Sobre el Tótem Telúrico. (Texto en versión digital facilitado por el artista s.f., s.p.).
- Trelles, R. (18 de noviembre de 2016). Arte, silencio y ritual en la obra de Jaime Suárez. Diálogos con/sobre Jaime Suárez. Universidad del Turabo el 14 de noviembre de 2016 con el auspicio de la Fundación Puertorriqueña de las Humanidades y el National Endowment for the Humanities. 80 grados Prensasinprisa https://www.80grados.net/artesilencioyritualenlaobradejaimesuarez
- Tótem Telúrico, veinticinco años después: una entrevista a Jaime Suárez. (15 de abril de 2017) Visión Doble. San Juan, http://www.visiondoble.net/2017/04/15/totemteluricoveinticincoanosdespuesunaentrevistajaimesu
- Totem Telúrico: otra lectura del Quinto Centenario Charla con Jaime Suárez. (28 de octubre de 2021). https://www.youtube.com/watch?v=P5oZ2F0RW2M
- Wood, Y. (2013). Islas del Caribe: naturaleza-arte-sociedad. La Habana: Ed. UH-Clacso.