Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Confusão canina: o cão de caça maior em Uruguai desde diferentes coletivos sociais




Secção
Artículos

Como Citar
Confusão canina: o cão de caça maior em Uruguai desde diferentes coletivos sociais. (2022). Tabula Rasa, 40, 99-122. https://doi.org/10.25058/20112742.n40.05

Dimensions
PlumX
Leticia Poliak Autor
Juan Martín Dabezies Autor

O cão é um elemento chave na pratica de diversas modalidades de caça maior. Utiliza-se principalmente para caça de javali, atividade na qual muitas vezes os cães morrem ou se ferem. Nessa perspectiva existem coletivos sociais que estão contra a caça com cães, eles argumentam que existe uma ameaça do bem-estar desse animal ou que a caça com cães gera efeitos negativos na conservação das espécies nativas. Esse trabalho se focaliza na representação do cão de caça maior em diferentes coletivos sociais em Uruguai. Analisamos os significados e as tensões do cão nessa trama social e as tensões entre os caçadores, os
coletivos animalistas e o Estado. Propomos que o cão de caça maior existe por uma confusão de praticas e representações da caça, do bem-estar animal e da conservação da natureza.


Visualizações de artigos 172 | Visitas em PDF 140


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Arluke A. (2006). Just a dog: understanding animal cruelty and ourselves. Philadelphia: Temple University Press.

Blaser M. (2019). Reflexiones sobre la ontología política de los conflictos medioambientales. América Crítica, 3(2), 63-79. https://doi.org/10.13125/americacritica/3991

Blaser, M. (2013) Ontological Conflicts and the Stories of People in Spite of Europe. Current Anthropology, 54(5), 547-568. http://dx.doi.org/10.1086/672270

Blaser M. (2009). La ontología política de un programa de caza sustentable. Revista red de antropologías del mundo, 4, 81-108. http://ram-wan.net/old/documents/05_e_Journal/journal-4/jwan4.pdf

Byrd, E., Lee, J.G. & Widmar, N. (2017). Perceptions of Hunting and Hunters by U.S. Respondents. Animals, 7(11), 83. https://doi.org/10.3390/ani7110083

Calarco, M. (2008). Zoographies: The Question of the Animal froHeidegger to Derrida. New York: Columbia University Press.

Carman, M. (2017). El activismo proteccionista, o las disímiles imputaciones de dignidad a animales y humanos. Etnografías Contemporáneas, 3(4), 128-155. https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/76852/CONICET_Digital_Nro.6268c2ed-7350-4adfb85c-3a2aa2de1518_A.pdf?sequence=2&isAllowed=y

Change.org (2018). Prohibir la caza en Uruguay, #stopcazauy. https://www.change.org/p/diputadosuy-tabarevazquez-scpresidenciauy-prohibir-la-caza-en-uruguaystopcazauy?fbclid=IwAR3qcbeWSWSScd3_kTWfEXxynHgWmbl0yta2hCLa54_wJGGd_wefb90bZSk

Cotryba (2020). Comisión Tenencia Responsable y Bienestar Animal. http://www.mgap.gub.uy/unidad-organizativa/comision-de-tenencia-responsable-y-bienestar-animal.

Dabezies, J. (2019). Discursos y tensiones entre caza, conservación y derechos de los animales en Uruguay. Etnobiología, 17(2), 11-24. https://revistaetnobiologia.mx/index.php/etno/article/view/106

De la Cadena, M. (2015). Earth Beings. Ecologies of Practice across Andean Worlds. Durham: Duke University Press.

De la Cadena, M. (2010). Indigenous Cosmopolitics in the Andes.Conceptual Reflections beyond Politics. Cultural Anthropology, 25(2), 334-370. https://www.humanities.uci.edu/critical/pdf/cadena.pdf

Descola, P. (2009). Human Natures. Social Anthropology, 17(2), 145-157.

Descola, P. (1996). La selva oculta. Simbolismo y praxis en la ecología de los achuar. Quito: Abya Yala. Colección Pueblos del Ecuador.

Diegues, A. (2008). O mito moderno da naturaleza intocada. São Paulo: Hucitec.

Escobar, A. (2012). Más allá del tercer mundo. Globalización y diferencia. Bogotá: Icanh–Universidad del Cauca.

Fischer, A., Kereži, V., Arroyo, B., Mateos-Delibes, M., Tadie, D., Lowassa, A. & Skogen, K. (2013). (De)legitimising hunting–Discourses over the morality of hunting in Europe and eastern Africa. Land Use Policy, 32, 261-270. https://doi.org/10.1016/j.landusepol.2012.11.002

Kohn, E. (2017). How Dogs Dream… Diez años después. AIBR: Revista de Antropología Iberoamericana, 12(3), 273-311. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=62354698002

Latour, B. (2008). Reensamblar lo social: una introducción a la teoría del actor-red. Buenos Aires: Manantial.

Libera Asociación Animalista (2020). Facebook. https://www.facebook.com/Stop-CazaUY-479734012444197/

Marvin, G. (2003). A passionate pursuit: foxhunting as performance. The Sociological Review 51, pp. 46-60. https://doi.org/10.1111/j.1467-954X.2004.00450.x

Masjoán J. (2010). Historia del dogo argentino, antigua, moderna y contemporánea, 1930/2009. Buenos Aires: Gráficamente Ediciones.

Medrano, C. (2016). Hacer a un perro. Relaciones entre los Qom del Gran Chaco argentino y sus compañeros animales de caza. Anthropos, 111(3), 113-125.

Milton, K (2002). Loving Nature. Towards an Ecology of Emotion. London: Routledge.

Montero, S. (2019). Encuentros de vida y muerte. Antropología transespecie y mundos ampliados entre cazadores y animales en el suroeste extremeño. (Tesis de grado). Universidad Pablo de Olavide, Sevilla.

Rodríguez R. (2019). Lo animal es político. La Diaria. https://ladiaria.com.uy/opinion/articulo/2019/11/lo-animal-es-politico/

Ruiz Serna, D. & Del Cairo, C. (2016). Los debates del giro ontológico en torno al naturalismo moderno. Revista de Estudios Sociales, 55, 193-204. http://www.scielo.org.co/pdf/res/n55/n55a16.pdf

Singer, P. (1999). Liberación animal. Madrid: Trotta.

Stengers, I. (2005). The cosmopolitical proposal. In B. Latour & P. Weibel (Eds.). Making things public: Atmospheres of democracy (pp.994-1004). Massachussetts: Massachussetts Institute of Technology Press.

Stengers, I. (2000). The Invention of Modern Science. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Tola, F. (2007). Eu não estou só(mente) em meu corpo? A pessoa e o corpo entre os Toba (Qom) do Chaco argentino. Mana, 13(2), 499-519. https://doi.org/10.1590/S0104-93132007000200008

Vander Velden, F. F. (2016). Como se faz um cachorro caçador entre os Karitiana (Rondônia). En: Teoria e Cultura, 11(2). https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/article/view/12281

Viveiros de Castro E. (2019). Perspectival Anthropology and the Method of Controlled Equivocation. Tipití: Journal of the Society for the Anthropology of Lowland South America, 2(1), https://digitalcommons.trinity.edu/tipiti/vol2/iss1/1/?utm_source=digitalcommons.trinity.edu%2Ftipiti%2Fvol2%2Fiss1%2F1&utm_medium=PDF&utm_campaign=PDFCoverPages

Sistema OJS 3.4.0.5 - Metabiblioteca |