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O gênero da raça: Fanon, leitor de Beauvoir




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Como Citar
O gênero da raça: Fanon, leitor de Beauvoir. (2023). Tabula Rasa, 46, 167-181. https://doi.org/10.25058/20112742.n46.08

Dimensions
PlumX
Matthieu Renault Autor

Matthieu Renault,

Doctor en filosofía política, de l’Université Paris 7 Diderot y de Università degli Studi di Bologna


Pele negra, máscaras brancas de Frantz Fanon e O Segundo Sexo de Simone de Beauvoir apresentam numerosas afinidades teóricas e críticas provenientes de apropriações e traduções que as duas obras fizeram da dialética hegeliana do amo e do escravo, na perspectiva da apreensão conceitual das relações de gênero (homem/mulher) e de raça (branco/negro). A partir daí, estabelece-se um diálogo amplo ao redor das questões do corpo (generizado, racializado), o amor e a violência. No entanto, mais do que essas afinidades, o que podemos identificar é o alcance da influência dos escritos de Beauvoir em Fanon. Se esse aspecto ainda não tem sido muito destacado nem estudado é porque Fanon nunca cita as teses de Beauvoir e incluso parece esforçar-se em ocultar qualquer filiação intelectual. É preciso compreender as causas de tal “desaparição”, não apenas para compreender a obra de Fanon, mas também para compreender sua fonte comum, que é também, até certo ponto, um nascimento compartilhado: o do feminismo e o anticolonialismo dos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.


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