Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

A pesquisa artística e a participação pública como estratégias para a resiliência territorial




Secção
Artículos

Como Citar
A pesquisa artística e a participação pública como estratégias para a resiliência territorial. (2023). Tabula Rasa, 46, 89-110. https://doi.org/10.25058/20112742.n46.05

Dimensions
PlumX

Lisa Blackmore,

Ph.D. en Español, Birkbeck College, Universidad de Londres.


Este artigo analisa as contribuições de três projetos na América-Latina para a necessidade de «pensar en presencia de hechos de destrucción en curso» (Stengers, 2005, p.186) e de imaginar e conceber formas de «continuidade» [ongoingness] (Haraway, 2016) no meio de desafios e conflitos socioambientais. Os casos analisados são: HAWAPI, Ensayos e EnlaceArq, três iniciativas que consolidaram uma década de pesquisa prática de diversos territórios e que partem das artes para criar métodos que unem as artes, as ciências e as comunidades para enfrentar as pressões socioambientais e as injustiças duradouras causadas pelos legados coloniais e o extrativismo. Como a pesquisa artística no território pode semear e cultivar colaborações inter e transdisciplinares sobre preocupações socioambientais que afetam a América Latina? Como esses projetos estabelecem relações críticas sobre a circulação de conhecimentos relacionados com tais temas? Como se envolvem com diversos tipos de público? E, que benefícios e desafios supõe o fato de esses projetos funcionarem à margem da academia para sua sustentabilidade no tempo e seu impacto na pesquisa acadêmica, as conversas públicas e a vida de comunidades específicas?  


Visualizações de artigos 196 | Visitas em PDF 28


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.
  1. About (s.f.). Turba Tol Hol-Hol Tol. https://turbatol.org/about-en.html
  2. Andermann, J. (2018). Tierras en trance: arte y naturaleza después del paisaje. Santiago de Chile: Metales Pesados.
  3. Barad, K. (2003). Posthumanist Performativity: Towards an Understanding of How Matter Comes to Matter, Signs: Journal of Women in Culture and Society, 28(3), 801-831.
  4. Bennett, J. (2009). Vibrant Matter: A Political Ecology of Things. Durham: Duke University Press.
  5. Bishop, C. (2013). Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship. London: Verso.
  6. Blackmore, L. & Gómez, L. (Eds.). (2020). Liquid Ecologies in Latin American and Caribbean Art. London: Routledge.
  7. Bleichmar, D. (2012). Visible Empire: Botanical Expeditions and Visual Culture in the Hispanic Enlightenment. Chicago: Chicago University Press.
  8. Borea, G. (2021). Configuring the New Lima Art Scene: An Anthropological Analysis of Contemporary Art in Latin America. Londo: Routledge.
  9. Coccia, E. (2019). The Life of Plants: A Methaphysics of Mixture. Trad. Dylan J. Montanari. Cambridge: Polity.
  10. Confluir con ríos. (s.f.). Río Guaire. https://www.rioguaire.org/imagina-charlas-confluir-con-rios
  11. Jørgensen, D. (2022). Isn’t All Environmental Humanities ‘Environmental Humanities in Practice’? Environmental Humanities, 14(1). https://doi.org/10.1215/22011919-9481561
  12. Ensayo #1 (s.f.). Ensayos. https://ensayostierradelfuego.net/ensayos/ensayo-1/
  13. Escobar, A. (2018). Designs for the Pluriverse: Radical Interdependence, Autonomy, and the Making of Worlds. Durham: Duke University Press.
  14. Gómez-Barris, M. (2017). The Extractive Zone: Social Ecologies and Decolonial Perspectives. Durham: Duke University Press.
  15. Haraway, D. (2016). Staying with the Trouble: Making Kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press.
  16. Ingold, T. (2017). The Art of Paying Attention. Presentación magistral en el congreso Art of Research, Helsinki. 29-30 de noviembre. https://www.youtube.com/watch?v=2Mytf4ZSqQs
  17. Intro (s.f.. Ensayos. https://ensayostierradelfuego.net/ensayos/intro/
  18. Krenak, A. (2020). Ideas to Postpone the End of the World. Trad. Anthony Doyle. Toronto: Anansi.
  19. La Palomera (s.f.). https://en.lapalomera.org/
  20. “Lima Conversations | Localities: HAWAPI. (2016). Camden Arts Centre. 14 de diciembre. https://medium.com/@camdenartscentre/lima-conversations-localities-HAWAPI-751e4b1b27fe
  21. Lozano, A.M. (2016). Humanos/no humanos: reflexiones sobre el fin de la excepción humana. Bogotá: Fundación Gilberto Alzate Avedaño.
  22. Manthorne, K. (Ed.) (2015). Traveler Artists: Landscapes of Latin America from the Patricia Phelps de Cisneros Collection. New York: Fundación Cisneros.
  23. Molina Vargas, H., Marambio, C. & Lykke, N. (2020). Decolonising Mourning: World-Making with the Selk’nam People of Karokynka/Tierra del Fuego. Australian Feminist Studies, 35(135), 186-201. https://doi.org/10.1080/08164649.2020.1774865
  24. Moore, J. W. (2015). Capitalism in the Web of Life: Ecology and the Accumulation of Capital. London: Verso.
  25. Morton, T. (2007). Ecology Without Nature: Rethinking Environmental Aesthetics. Cambridge, MA.: Harvard University Press.
  26. Neimanis, A. (2018). Bodies of Water, Human Rights and the Hydrocommons. Topia. Canadian Journal of Cultural Studies, 21, 161-182. https://doi.org/10.3138/topia.21.161
  27. Page, K. (2021). Decolonizing Science in Latin American Art. Londo: UCL Press.
  28. Pratt, M. L. (1991). Arts of the Contact Zone. Profession, 33–40. http://www.jstor.org/stable/25595469
  29. Puig de la Bellacasa, M. (2012). ‘Nothing comes without its world’: thinking with care. The Sociological Review, 60(2), 197-216. https://doi.org/10.1111/j.1467-954X.2012.02070.x
  30. Quillinan, S. (Ed.). (2020). HAWAPI 2019 - Máxima Acuña. Lima: HAWAPI.
  31. Santos, B. S. (Ed.) (2008). Another Knowledge Is Possible: Beyond Northern Epistemologies. New York: Verso Books.
  32. Silva, E., Sacchini, M., Caradonna, V., Vicente, H., González Casas, L., Carvajal, J., Marin, O. & Amundarain, L. (2015). CABA Cartografía de los barrios de Caracas 1966-2014. Caracas: Fundación Espacio.
  33. Silva, E. (2021) Los caminos y jardines de La Palomera suspendidos de los techos en La Biennale di Venezia. Prodavinci. 16 de agosto. https://prodavinci.com/los-caminos-y-jardines-de-la-palomera-suspendidos-de-los-techos-en-la-biennale-di-venezia/?platform=hootsuite
  34. Smith, H. & Dean, R.T. (2009). Practice-led Research, Research-led Practice in the Creative Arts. Edinburg: Edinburgh University.
  35. Smithson, R. (1996). A Sedimentation of the Mind: Earth Projects (1968). En Jack Flann (Ed.). The Robert Smithon: Collected Writings (pp. 100-113).. Berkeley: University of California Press.
  36. Solano, J. & Serrano, B. (2021). La fiebre del banano/Banana Craze. Exposición digital y programa público. https://bananacraze.uniandes.edu.co/language/en/
  37. Stengers, I. (2005). Introductory Notes: An Ecology of Practices. Cultural Studies Review, 11(1): 183-196.
  38. Tsing, A. (2004). Friction: An Ethnography of Global Connection. Princeton NY: Princeton University Press.
Sistema OJS 3.4.0.5 - Metabiblioteca |