Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

As mulheres zapatistas reconceitualizam sua luta.



Como Citar
As mulheres zapatistas reconceitualizam sua luta. (2021). Tabula Rasa, 38, 197-211. https://doi.org/10.25058/20112742.n38.09

Dimensions
PlumX
Sylvia Marcos Autor

Analisam-se as reconfigurações de gênero emergentes nos discursos das mulheres zapatistas, que provêm de processos móveis e complexos que revelam conceições profundamente próprias formadas por significados históricos, simbólicos e epistemológicos de enunciações como: a paridade-igualdade, a fluidez-dualidade de gênero, a Terra Mãe benevolente e destrutora, o “mandar-obedecendo”, a autoridade que realiza os acordos da comunidade, o coração: sede de conhecimento e organização, a intersubjetividade com a terra, o ambiente e o tudo comunal. São caminhos próprios arraigados em reconfigurações de legados mesoamericanos ancestrais. Introduzem-se os conceitos de otroas, compañeroas, niñoas, como experiência vivida no hoje, aprofundando os alcances de uma bipolaridade de gênero, no intuito de dar-lhe sua qualidade de câmbio permanente que expressa a fluidez inscrita no gênero.


Visualizações de artigos 91 | Visitas em PDF 68


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.
  1. Appfel, F. (2001). Andean Concepts of Nature. Presentation at International Conference on Orality, Gender and Indigenous Religions at Claremont School of Religion. Claremont California.
  2. Baez-Jorge, F. (1988). Los oficios de las diosas. Xalapa: Universidad Veracruzana.
  3. Burckhart, L. (1989). The Slippery Earth: Nahua Christian Moral Dialogue in Sixteenth Century Mexico. Tucson: University of Arizona Press.
  4. Ceceña, A. E. (1999). El Mundo del nosotros: entrevista con Carlos Lenkersdorf. Chiapas, 7, 191-205.
  5. Comandanta Esther. (2001). Queremos ser indígenas y mexicanos. En Perfil de la Jornada, IV, March 29, 2001. https://www.jornada.com.mx/2001/03/29/per-indigena.html
  6. Comandanta Ramona. (1999). Mensaje de Ramona. En Lovera, S. y Palomo, N., Las Alzadas, Segunda Edición, eds., pp. 302-303 (CIMAC-Convergencia Socialista, A.P.N.).
  7. Landa, D. de (1966). Relación de las cosas de Yucatán. México: Ediciones Porrúa.
  8. Olmos, A. de (1973). Teogonía e historia de los mexicanos. México: Editorial Porrúa.
  9. Sahagún, B. de (1989). Historia general de las cosas de la Nueva España. México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes.
  10. Casas, B. de las (1967). Apologética historia summaria de las gentes destas Indias. México: Instituto de Investigaciones Históricas, Universidad Nacional Autónoma de México.
  11. Furst, P. T. (1986). Human Biology and the Origin of the 260-Day Calendar: The Contribution of Leonhard Schultze Jena (1872—1955). En Gossen, G. H. (Ed.). Symbol and Meaning Beyond the Closed Community: Essays in Mesoamerican Ideas, Albany: Institute for Mesoamerican Studies, State University of New York.
  12. Gossen, G. & León Portilla, M. (1993). South and Mesoamerican Native Spirituality. New York: Crossroad.
  13. Gossen, G. H. (1986). Mesoamerican Ideas as a Foundation for Regional Synthesis. En Gossen, G.H. (Ed.). Symbol and Meaning Beyond the Closed Community: Essays in Mesoamerican Ideas. Albany: Institute for Mesoamerican Studies, State University of New York.
  14. Guiteras-Holmes, C. (1961). Perils of the Soul: The Worldview of a Tzotzil Indian. New York: Free Press of Glencoe.
  15. Gutierrez, E. (1993). The Christian Era of the Yucatec Maya. En G. Gossen & M. León Portilla. South and Mesoamerican Native Spirituality (pp.251-277). New York: Crossroad.
  16. Jiménez, C. (2003). Primera Cumbre de Mujeres Indígenas de América First Indigenous Women’s Summit of the Americas, Memoria (preparatory documents). México: Fundación Rigoberta Menchú.
  17. Karttunen, F. (1986). In Their Own Voices: Mesoamerican indigenous Women Then and Now. Suomen Antropologi: Journal of the Finnish Anthropological Society, 13(1), 2-11.
  18. Klor de Alva, J. (1988). Contar vidas: la autobiografía confesional y la reconstrucción del ser nahua. Arbor: ciencia, pensamiento y cultura, 515-516, 49-78.
  19. Lenkersdorf, C. (1996). Los hombres verdaderos. Voces y testimonios tojolabales. México: Siglo XXI.
  20. Marcos, S. (2011). Tomado de los labios: género y eros en Mesoamérica. Quito: Abya Yala.
  21. Marcos, S. (1998). Embodied Religious Thought: Gender Categories in Mesoamerica. Religion, 28(4), 371-382. https://doi.org/10.1006/reli.1998.0146
  22. Marcos, S. (1997). Mujeres indígenas: notas sobre un feminismo naciente. Cuadernos Feministas. 1(2), 14-16.
  23. Marcos, S. (1995). Sacred Earth: Mesoamerican Perspectives. Concilium, 5(261), 27-37.
  24. Morrison, K. M. (2000). The Cosmos as Intersubjective: Native American Other-thanHuman Persons. En G., Harvey (ed.). Indigenous Religions: A Companion, (pp.23-36). London-New York: Bloomsbury.
  25. Palomo, N. (1999). San Andrés Sacamchen. Si caminamos parejo, nuestros corazones estarán contentos. En S. Lovera & N. Palomo (Eds.). Las Alzadas, (pp. 456-459). Segunda ed., México: CIMAC/Convergencia Socialista, A.P.N.
  26. Smith, A. (1998). Report on the Native Health and Sovereignty Symposium. Report Editorial Board meeting Journal Feminist Studies in Religion JFSR.
  27. Subcomandante Marcos. (2001). La Cuarta Guerra Mundial. Ideas 1, Dic., p. 30. https://inmotionmagazine.com/auto/cuarta.html
  28. Thompson, E. (1975). Historia y religión de los mayas. México: Fondo de Cultura Económica.
  29. Vera, R. (marzo 27 de 2001). Autonomía no es independencia, es reconciliación. La Jornada, p.4.
Sistema OJS 3.4.0.5 - Metabiblioteca |