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A divisão cósmica dos trabalhos terreais. Interação entre humanos e não-humanos nas roças ette



Como Citar
A divisão cósmica dos trabalhos terreais. Interação entre humanos e não-humanos nas roças ette. (2020). Tabula Rasa, 36, 45-71. https://doi.org/10.25058/20112742.n36.02

Dimensions
PlumX
Juan Camilo Niño Vargas Autor

Juan Camilo Niño Vargas,

Doctor en Antropología Social y Etnología, École des hautes études en sciences sociales (EHESS), Paris.

Profesor Asistente, Departamento de Antropología.


A aparente simplicidade dos ette, do norte da Colômbia, desaparece ao superar os limites da sociedade humana e descobrir as relações que mantêm com outros habitantes do mundo. As diversas ordens ontológicas existentes e a densidade teia de relações que ligam humanos e não humanos, são particularmente notáveis nas roças. Os indígenas transformam as florestas sagradas em roças profanas e essas em restolho imundo através de uma original mistura de técnicas de putrefação, incineração e barbecho. Juntamente a esses processos, eles estabelecem relações de dominação, reciprocidade e subordinação com as deidades pluviais e os espíritos da floresta, as árvores silvestres e as plantas domésticas, além disso, com presas de caça e criaturas bestiais. A agricultura ette não se limita a uma série de conhecimentos técnicos orientados à satisfação das necessidades materiais; aliás, participa dos princípios cosmológicos e das logicas relacionais que estruturam o universo pensado e vivenciado.


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