Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Teoria crítica indígena contemporânea no norte global.




Secção
Artículos

Como Citar
Teoria crítica indígena contemporânea no norte global. (2017). Tabula Rasa, 26, 11-18. https://doi.org/10.25058/20112742.185

Dimensions
PlumX
Juan Camilo Cajigas Rotundo Autor

Desde fevereiro de 2016, centenas de pessoas entre ativistas ambientais, Índios Sioux, índios da Nova Zelândia e América Latina começaram para se reunir na Reserva Standing Rock Sioux da Nação Sioux (localizado no estado de Dakota do Norte, nos Estados Unidos), com a propósito de se manifestar pela violação de seu território. Mídia nacional alegou que este foi um dos maiores protestos indígenas já realizado nos últimos cem anos. Com efeito, a construção do gasoduto Dakota Access Gasoduto (2.700 km), adiantado pela empresa Energy Transfer Partners telefone em perigo, devido a possíveis derramamentos de óleo, as fontes de água que Eles atendem ao povo Sioux. O desenvolvimento deste projeto de infraestrutura claramente viola os acordos do Tratado de Fort Laramie da Nação Sioux. Seria impossível imaginar um layout alternativo, pois isso afetaria as fontes dos subúrbios urbanos brancos, especificamente a cidade de Bismarck localizado em Dakota do Norte.


Visualizações de artigos 95 | Visitas em PDF 53


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.
  1. Anzaldúa, G. (2007) Borderlands/La Frontera. San Francisco: Aunt lute Books .
  2. Blaser, M. (2017). On the Properly Political (disposition for the) Anthropocene. Manuscrito.
  3. Castellanos, M. B., Gutíerrez, L., Aldama, A. (eds.). (2012). Comparative Indigeneities of the Americas: Toward a Hemispheric Approach. Phoenix: University of Arizona Press.
  4. Coulthard, S.G. (2014). Red Skin, White Masks. Rejecting the Colonial Politics of Recognition. Minnesota: University of Minnesota Press.
  5. Turner, D. (2006). This is not a peace pipe: Towards a Critical Indigenous Philosophy. Toronto: University of Toronto Press.
  6. Deloria, Vine, Jr. (1999). Spirit and Reason. The Vine Deloria, Jr. reader. Colorado: Fulcrum Pub.
  7. Little, W. (2012). Aiqija, Transnational migrants, telephones and Nimab al. Castellanos et. al. (eds.). Comparative indigeneities of the Americas. Toward a hemispheric approach. Phoenix: fte University of Arizona.
  8. Miller, S.A., In, J.R. (eds.). (2011). Native Historians Write Back: Decolonizing American Indian History. Texas: Texas Tech University Press.
  9. Ramirez, R. (2007). Native Hubs: Culture, Community, and Belonging in Silicon Valley and Beyond. Durham: Duke University Press.
  10. Reséndez, A. (2016). The Other Slavery. The Uncovered Story of Indian Enslavement in America. Boston: Houghton Mifflin Harcourt.
  11. Tayac, G. (2009). IndiVisible: African-Native American Lives in the Americas. Smithsonian: NMAI.
  12. Tallbear, K. (2013). Native American DNA. Tribal Belonging and the False Promise of Genetic Science. Minnesota: University of Minnesota Press.
  13. Taiaiake, A. (1999). Peace, Power, Righteousness: an Indigenous Manifesto. Oxford: Oxford University Press.
  14. Waters, A. (2004). American Indian Thought. Oxford: Blackwell Publishing.
  15. Zepeda, S. (2014). Queer Xicana Indígena Cultural Production: Remembering ftrough Oral and Visual Storytelling. Decolonization: Indigeneity, Education & Society. 3(1): 119– 141.
Sistema OJS 3.4.0.5 - Metabiblioteca |