Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Taxonomias relacionais ou aquilo que usam os QOM e os animais para se classificar




Secção
Artículos

Como Citar
Medrano, C. (2019). Taxonomias relacionais ou aquilo que usam os QOM e os animais para se classificar. Tabula Rasa, 31, 161-183. https://doi.org/10.25058/20112742.n31.07

Dimensions
PlumX
Celeste Medrano

    Celeste Medrano,

    Doctorado en Antropología, Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires


    Nesta contribuição, a partir de uma primeira cena mítica do encontro entre os humano- animais e as mulheres de vaginas dentadas, e de informação etnográfica própria, analisam-se algumas relações que vinculam os existentes (em particular, animais e humanos) no mundo qom – composto por uma sociedade indígena do Chaco argentino-, e a maneira pela qual isso fornece posições categoriais. Foi a relação entre os humanos-animais e as mulheres das vaginas dentadas do mito que suscitou necessidades taxonômicas; primeiramente, tinha- se essas relações e, em seguida, os rótulos classificatórios que possibilitaram a identificação de humanos, não-humanos e animais. Embora a hipótese de que é necessário organizar as relações entre os indígenas e a fauna para segregar conjuntos –taxonomias relacionais- que compõem a socialidade indígena, nosso objetivo é argumentar que tais rótulos taxonômicos não segregam grupos de existentes, mas gerenciam a evolução de seus laços.


    Visualizações de artigos 179 | Visitas em PDF 79


    Downloads

    Os dados de download ainda não estão disponíveis.
    1. Buckwalter, A. & Litwiller de Buckwalter, L. (2001). Vocabulario toba. Elkhart, Indiana: Equipo Menonita.
    2. Cordeu, E. (1969-70). Aproximación al horizonte mítico de los tobas. Runa, 12(1-2), 67-176.
    3. Descola, P. (2016). La composición de los mundos. Conversaciones con Pierre Charbonnier. Buenos Aires: Capital Intelectual.
    4. Descola, P. (2012). Más allá de naturaleza y cultura. Buenos Aires: Amorrortu.
    5. Descola, P. (1996). La selva culta, simbolismo y praxis en la ecología de los achuar. Quito: Abya-Yala.
    6. Ellen, R. (1999). Categories of Animality and Canine Abuse. Exploring Contradictions in Nuaulu Social Relationships with Dogs. Anthropos, 94, 57-68.
    7. Erikson, P. (2000). fte social significance of pet-keeping among amazonian indians. En A. L. Podberscek, E. S. Paul, & J. A. Serpell (Eds.), Companion Animals and Us, (pp. 7-26). Cambridge: Cambridge University Press.
    8. Fernández Bravo, Á. (2013). Eduardo Viveiros de Castro: Some Reflections on the Notion of Species in History and Anthropology. E-misférica, 10(1), Recuperado en: http://hemisphericinstitute.org/hemi/es/e-misferica-101/viveiros-de-castro.
    9. Karsten, R. (1932). Indian tribes of the Argentine and Bolivian Chaco. Helsingfors: Societas Scientiarum Fennica.
    10. Laugrand, F. & Oosten, J. (2002). Canicide and Healing. fte Position of the Dog in the Inuit Cultures of the Canadian. Anthropos, 97, 89-105.
    11. Lehmann Nitsche, R. (1923). La astronomía de los tobas. Revista del Museo de La Plata, 27, 267-285.
    12. Lévi-Strauss, C. & Eribon, D. (1990). De cerca y de lejos. Madrid: Alianza.
    13. Lévi-Strauss, C. (1972). Mitológicas II. De la miel a las cenizas. D. F. México: Fondo de Cultura Económica.
    14. Medrano, C. (2016a). Los no-animales y la categoría «animal». Definiendo la zoo- sociocosmología entre los toba (qom) del Chaco argentino. Mana, 22(2), 369-402.
    15. Medrano, C. (2016b). Hacer a un perro. Relaciones entre los qom del Gran Chaco argentino y sus compañeros animales de caza. Anthropos, 111, 113-125.
    16. Medrano, C. (2014). Zoo-sociocosmología qom: seres humanos, animales y sus relaciones en el Gran Chaco. Journal de la Societé des Americanistes, 100, 225-257.
    17. Medrano, C. (2013). Devenir-en-transformación: debates etnozoológicos en torno a la metamorfosis animal entre los qom. En F. Tola, C. Medrano & L. Cardin (Eds.), Gran Chaco. Ontología, poder, afectividad, (pp. 77-101). Buenos Aires: International Work Group for Indigenous Affairs/Rumbo Sur.
    18. Métraux, A. (1946). Myths of the Toba and Pilagá Indians of the Gran Chaco. Philadelphia: American Folklore Society.
    19. Miller, E. S. (1977). Simbolismo, conceptos de poder y cambio cultural de los toba del Chaco argentino. En L. Bartolomé & E. Hermitte (Eds.), Procesos de articulación social, (pp. 305-338). Buenos Aires: Amorrortu.
    20. Morello, J., Rodríguez, A. & Silva, M. (2009). Clasificación de ambientes en áreas protegidas de las ecorregiones del Chaco húmedo y seco. En J. H. Morello & A. F. Rodríguez (Eds.), El Chaco sin bosques: la pampa o el desierto del futuro, (pp. 53-91). Buenos Aires: Orientación Gráfica.
    21. Overing, J. & Passes, A. (2000). Introduction: Conviviality and the opening up of Amazonia anthropology. En J. Overing & A. Passes (Eds.), The Anthropology of Love and Anger: the aesthetics of conviviality in native Amazonia, (pp. 1-30). London: Routledge.
    22. Palavecino, E. (1936). Las culturas aborígenes del Chaco. En De la Historia de la Nación Argentina, vol. I (pp. 429-472). Buenos Aires: Junta de Historia y Numismática Americana, Imprenta de la Universidad.
    23. Palavecino, E. (1969-70). Mitos de los indios tobas. Runa, 12(1-2), 177-197. Rivière, P. (1994). Wysinwyg in Amazonia. Jaso, 25(3), 255-262.
    24. Strathern, M. (2006). O gênero da Dádiva: problemas con as mulheres e problemas con a sociedade na Melanésia. Campinas: Editora Universidade Estadual de Campinas.
    25. Surrallés, A. (2009). En el corazón del sentido, percepción, afectividad, acción en los candoshi, Alta Amazonía. Lima y Copenhague: Instituto Francés de Estudios Andinos/International Work Group for Indigenous Affairs.
    26. Taylor, A.C. (2001). Wives, Pets, and Affines: Marriage among the Jivaro. En L. Rival & N. Whitehead (Eds.), Beyond the Visible and the Material, (pp. 45-56). New York: Oxford University Press.
    27. Terán, B. (2005). Lo que cuentan los tobas. Buenos Aires: Ediciones del Sol.
    28. Tola, F. (2011). «Todos los hombres nacieron en Jerusalém». Mito y Evangelio en las narraciones sobre los orígenes de los humanos entre los toba (qom) del Chaco argentino. Anthropologica, 29(29), 167-186.
    29. Tola, F. (2012). Yo no estoy solo en mi cuerpo. Buenos Aires: Biblos.
    30. Tomasini, J. A. (1969-70). Señores de los animales, constelaciones y espíritus en el bosque, en el cosmos mataco-mataguayo. Runa, 12(1-2), 427-443.
    31. Vander Velden, F. (2009). Sobre cães e índios: domesticidade, classificação zoológica e relação humano-animal entre os Kariatiana. Avá, 15, 125-143.
    32. Vanzolini, M. (2015). A Flecha do Ciúme: O parentesco e seu avesso segundo os Aweti do Alto Xingu. São Paulo: Terceiro nome.
    33. Vilaça, A. (2006). Quem somos nos: os Wari’ encontram os brancos. Rio de Janeiro: UFRJ Editora.
    34. Viveiros de Castro, E. (2013). La mirada del jaguar: introducción al perspectivismo ameríndio. Buenos Aires: Tinta Limón.
    35. Viveiros de Castro, E. (2006). A floresta de cristal: notas sobre a ontologia dos espíritos amazônicos. Cadernos de campo, 14/15, 319-338.
    36. Viveiros de Castro, E. (2002). A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosac & Naify.
    37. Wilbert, J. & Simoneau, K. (Eds.). (1989). Toba Folk Literature Vol. II. Los Angeles: UCLA Latin American Center Publications, University of California Press.
    38. Willerslev, R. (2007). Soul hunters: hunting, animism, and personhood among the Siberian Yukaghirs. Berkeley, Los Angeles: University of California Press.
    39. Wright, P. (1994). A semantic analysis of the symbolism of Toba mythical animals. En R. Willis (Ed.), Signifying animals, Human meaning in the natural world, (pp. 51-58). London and New York: Routledge.
    Sistema OJS 3.4.0.5 - Metabiblioteca |