Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

O animal como meio. Notas sobre zoopolíticas artísticas




Secção
Artículos

Como Citar
O animal como meio. Notas sobre zoopolíticas artísticas. (2019). Tabula Rasa, 31, 77-97. https://doi.org/10.25058/20112742.n31.03

Dimensions
PlumX
Paula Fleisner Autor

Paula Fleisner,

Doctora en Filosofía por la Universidad de Buenos Aires.


Os estudos sobre animais certamente contribuíram para a descentralização do pensamento e da arte em relação à figura do humano. No entanto, certo zoocentrismo parece levar de volta em alguns discursos animalistas à retórica metafísica do fundamento e da teleologia tornando o “Animal” um fim, um objeto privilegiado de representação. Do ponto de vista do materialismo estético pós-humano, adotado aqui, é possível pensar os animais como meios e não como fins: médiuns da arte (suporte/matéria) e medialidade pura que, como o gesto agambeniano, coloca em xeque a estrutura mesma de significação e simbolização que serviu para mantê-los ligados ao jargão humanista. Assim, neste artigo abordam-se algumas manifestações artísticas e discursos estéticos que buscaram tratar da questão animal com este elemento instável pertencente à representação, mas que a excede, e permite, portanto, pensar o que Nicole Shukin chama de “capital animal”.


Visualizações de artigos 171 | Visitas em PDF 89


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.
  1. Adams, C. (1990). The Sexual Politics of Meat. A Feminist-vegetarian Critical Theory. New York/London: Continuum.
  2. Agamben, G. (2017). Karman. Breve trattato sull’ azione, la colpa e il gesto. Torino: Bollati Boringhieri.
  3. Agamben, G. (2014a). Che cos’ è l’ atto di creazione? En Il fouco e il racconto, (pp. 39-60). Roma: Nottetempo.
  4. Agamben, G. (2014b). L’uso dei corpi, Homo sacer IV,2, “Forma-di-vita”, (pp. 247-332). Vicenza: Neri Pozza.
  5. Agamben, G. (2001). La comunità che viene. Torino: Bollati Boringhieri.
  6. Agamben, G. (1996). Mezzi senza fine. Note sulla politica. Torino: Bollati Boringhieri.
  7. Alaimo, S. & Hekman, S. (eds.) (2008). Material Feminism. Bloomington/ Indianapolis: Indiana University Press.
  8. Aloi, G. (2015). Animal Studies and Art: Elephants in the Room, extended Editorial to the Beyond Animal Studies Antennae publishing project 2015-2016. Antennae. The Journal of Nature in Visual Culture. Recuperado de: http://www.antennae.org.uk.
  9. Arbor, J. L. (1986). Animal Chauvinism, Plant-Regarding Ethics and the Torture of Trees. Australasian Journal of Philosophy, 64(3), 335-369.
  10. Baker, S. (2013). Artist/Animal, Minneapolis/London: University of Minnesota Press. Benjamin, W. (1982). La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica. En Discursos interrumpidos I (trad. J. Aguirre). Madrid: Taurus.
  11. Bennet, J. (2010). Vibrant Matter: A Political Ecology of Things. Durham: Duke University Press.
  12. Bekoff, M. (2003). Nosotros los animales. Madrid: Trotta.
  13. Braidotti, R. (2015). Lo posthumano (trad. J. C. Gentile Vitale). Barcelona. Gedisa.
  14. Butler, J. (1993). Bodies that Matter: On the Discursive Limits of “Sex”. New York/London: Routledge.
  15. Butler, J. (2010). When is Life Grievable? London/New York: Verso.
  16. Cavalieri, P. & Singer, P. (1998). El Proyecto «Gran Simio». La igualdad más allá de la humanidad. Madrid: Trotta.
  17. Cimatti, F. (2013). Filosofia dell’ animalità. Roma-Bari: Laterza.
  18. Derrida, J. (2008). El animal que luego estoy si(gui)endo (trad. C. de Peretti y C. Rodríguez Maciel). Madrid: Trotta.
  19. Didi-Huberman, G. (2006). Lo que vemos lo que nos mira (trad. H. Pons). Buenos Aires: Manantial.
  20. Fleisner, P. (2018). Comunidades posthumanistas: dos ejemplos de vínculos no especistas entre canes y animales humanos en la literatura y en el cine latinoamericanos. Revista Alea. Estudos neolatinos, 20(2), 36-52.
  21. Fleisner, P. (2017). La joya del chiquero. Apuntes sobre los animales y las mujeres desde una estética posthumana. En Cragnolini, M. B. (comp.), «Quién» o «qué». Los tránsitos del pensar actual hacia la comunidad de los vivientes, (pp. 289-311). Adrogué: La Cebra.
  22. Grusin, R. (ed.) (2017). Anthropocene Feminism. Minneapolis / London: Centre for 21st. Century Studies.
  23. Haraway, D. (2008a). Otherwordly Conversations, Terrain Topics, Local Terms. En Alaimo, S. & Hekman, S. (eds.). Material Feminism, (pp. 157-187). Bloomington/ Indianapolis: Indiana University Press.
  24. Haraway, D. (2008b). When Species Meet. Minneapolis: University of Minnesota Press. Horkheimer, M. (1978). Dawn and decline: notes 1926-1931 and 1950-1969. Trad. ing. M. Saw. New York: Seabury Press.
  25. Iovino, S. & Opperman, S. (2018). Ecocrítica material: materialidad, agencia y modelos narrativos (trad. N. Billi y G. Lucero). Pensamiento de los confines, 31-32, 211-227.
  26. Iverson, R. (2012). Domestic Scenes and Species Trouble. On Judith Butler and Other Animals. Journal for Critical Animal Studies (JCAS), 10(4), 20-40.
  27. Krauss, R. (2000). A Voyage on the North Sea: Art in the Post-Medium Condition. London: ftames & Hudson.
  28. Kirksey, E. (ed.) (2014). The Multispecies Salon. Duham: Duke University Press. Levi, P. (1991). I Sommersi e i salvati. Torino: Einaudi.
  29. Ludueña Romandini, F. (2012). Más allá del principio antrópico. Hacia una filosofía del outside. Buenos Aires: Prometeo.
  30. Marder, M. (2014). For a Phytocentrism to come. Enviromental Philosophy, 11(2) 1-16.
  31. Miller, J. (2012). In Vitro Meat: Power, Authenticity and Vegetarianism. Journal for Critical Animal Studies (JCAS), 10(4), 41-63.
  32. Pickering, A. (1995). The Mangle Of Practice: Time, Agency, and Science. Chicago: University of Chicago Press.
  33. Reagan, T. (2003). Animal Rigths, Human Wrongs. An Introduction to Moral Philosophy. Lanham: Rowan & Littlefield.
  34. Sanbonmatsu, J. (2012). Una Teoria Critica per la liberazione della natura. Intervista a a cura di M. Maurizi. Animal Studies, 1(1), 49-58.
  35. Salzani, C. (2017). From Post-Human to Post-Animal. Posthumanism and the «Animal Turn». Lo Sguardo - rivista di filosofia, 24(II), 97-109.
  36. Shukin, N. (2009). Animal Capital. Rendering Life in Bipolitical Times. Minneapolis/ London: University of Minnesota Press.
  37. Terhaar, T. (2012). fte Animal in the Age of its Technological Reducibility. Journal for Critical Animal Studies (JCAS), 10(4), 64-77.
  38. Twine, R. y Stanescu, V. (2012). Issue Introduction. Post-Animal Studies: fte Future(s) of Critical Animal Studies. Journal for Critical Animal Studies (JCAS), 10(4), 4-19.
  39. Watson, L.A., O’ Connor R. & Page, M. (2009) What makes for a grievable life?, Video digital. Recuperado de: http://www.lawatsonart.com/video.html.
  40. Wolfe, C. (2003). Animal Rites. American Culture, the Discourse of Species, and Posthumanist Theory. Chicago: fte University of Chicago Press.
  41. Wolfe, C. (2013). Before the Law. Humans and Other Animals in a Biopolitical Frame. Chicago/London: University of Chicago Press.
  42. Wolfe, C. (2010). What is Posthumanism? Part II. Cap. 6: From Dead Meat to Glow-in- the-Dark Bunnies: fte Animal Question in Contemporary Art, (pp.145-167). London/ Minneapolis: Minnesota University Press.
Sistema OJS 3.4.0.5 - Metabiblioteca |