Mulheres indígenas no ensino superior: reflexões sobre suas experiências

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Mostrar biografia dos autores
Na sociedade atual, os diversos papéis desempenhados pelas mulheres e seu impacto nas suas comunidades têm ganhado importância crescente. Assim, é essencial reconhecer que as lutas das mulheres variam e estão relacionadas à diversidade cultural e às experiências decorrentes dessa circunstância. Por isso, torna-se necessário compreender as barreiras, desafios e lutas enfrentadas por mulheres indígenas no ensino superior, utilizando uma abordagem feminista intercultural. Seguindo a metodologia qualitativa de Bonilla e Rodríguez, identificamos diversos desafios encontrados por estudantes universitárias indígenas no que diz respeito ao seu reconhecimento como sujeitos sociais. Elas também enfrentam o desafio de harmonizar suas experiências de identidade cultural com as demandas sociais, além de encontrar seu lugar como indivíduos autônomos e membros de um coletivo. Ademais, é crucial considerar os obstáculos estruturais, sociais e acadêmicos presentes no processo educacional das mulheres e nos papéis que desempenham, o que demanda maior visibilidade, criação de espaços seguros e intercâmbio de perspectivas culturais.
Visualizações de artigos 65 | Visitas em PDF 41
Downloads
- Bustillo, R. (2016). Lo indígena y las teorías del reconocimiento de las culturas, “de la otredad a la alteridad”: Una aproximación conceptual [Archivo PDF].
- Bonilla, E., & Rodríguez, P. (1995). Más allá del dilema de los métodos: la investigación en ciencias sociales. CEDE, Facultad de Economía, Universidad de los Andes.
- Caguana, R (2018). Género e interculturalidad: hacia la búsqueda de un feminismo indígena ecuatoriano. Pucara, Nº 29, 71-88, 2018. Universidad Andina Simón Bolívar. DOI: https://doi.org/10.18537/PUC.29.01.04
- https://publicaciones.ucuenca.edu.ec/ojs/index.php/pucara/issue/archive Iseo 2661-6912
- Castells, C. (1996). Perspectivas feministas en teoría política. Estado y Sociedad. Barcelona.
- Cogua, V; (2021). Feminismo Indígena comunitario: de la teoría a la acción en las comunidades. Revista Nueva Época, (57), 55-74. https://doi.org/10.18041/0124-0013/nuevaepoca.57.2021.9105 DOI: https://doi.org/10.18041/0124-0013/nuevaepoca.57.2021.9105
- Collazo Valentín, LM, (2005). De la mujer a una mujer. Otras Miradas , vol. 5, núm. 2, Universidad de los Andes Mérida, Venezuela. https://www.redalyc.org/pdf/183/18350201.pdf
- Cortez, (2020) La emoción feminista: un camino hacia un diálogo intercultural - AMIDI. AMIDI. https://www.amidi.org/emocion-feminista-dialogo-intercultural/
- Departamento Nacional de Planeación, (2019). Población Indígena de Colombia. Resultados del censo nacional de población y vivienda. https://www.dane.gov.co/files/investigaciones/boletines/grupos-etnicos/presentacion-grupos-etnicos-2019.pdf
- Herrera, L. A. (2015). Feminismo, Decolonización e Interculturalidad Crítica. Cuadernos del Pensamiento Crítico Latinoamericano. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 22, 1-3.
- Hernández, R. U. (2019). Movimientos Dentro Y En Movimientos Indígenas. Notas Para Una Etnografía Feminista De Ciudadanías Múltiples En Conflicto Y Negociación. https://www.redalyc.org/journal/2110/211059782003/html/
- Jackson, E., Gower, G., Price, A., & Herrington, J. (2019). Skilling Up: Providing Educational Opportunities for Aboriginal Education Workers through Technology-based Pedagogy. Australian Journal of Teacher Education, 44(1), 52-75. DOI: https://doi.org/10.14221/ajte.2018v44n1.4 DOI: https://doi.org/10.14221/ajte.2018v44n1.4
- Lugones, M. (2014). Colonialidad y género. En: “Tejiendo de Otro Modo: Feminismo, epistemología y apuestas decoloniales en Abya Yala” (pp.57-73). Universidad del Cauca. Disponible en: https://www.escuelaformacionpolitica.com/uploads/6/6/7/0/66702859/01_tejiendo.pdf
- Martin, S. (2009). Género: ¿concepto suficiente? Concepto necesario. Universidad de Salamanca.
- Medina, E. (2019). Ecofeminismo e interculturalidad. En Feminismo/s . Dosier monográfico: Estado actual de la investigación en Literatura francesa y Género: balance y nuevas perspectivas. p. 199-214. https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/100400/1/Feminismos_34_09.pdf DOI: https://doi.org/10.14198/fem.2019.34.09
- Montero, J. (2006). Feminismo: un movimiento crítico. Intervención Psicosocial, 15(2), 167-180. https://scielo.isciii.es/pdf/inter/v15n2/v15n2a04.pdf [ Links ] DOI: https://doi.org/10.4321/S1132-05592006000200004
- Morocho, J. & Tubay, F. (2022). Mujeres indígenas: voces e imaginarios femeninos en la zona andina ecuatoriana. Perseitas, 11, 57-88. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8899999 DOI: https://doi.org/10.21501/23461780.4499
- Rodriguez, C. (2021). Abordajes teórico-normativos en torno a políticas sanitarias y a problemáticas vivenciadas por mujeres mapuce en la atención sanitaria. Divulgatio. Perfiles académicos De Posgrado, 6(16), 1–29. https://ojs.unq.edu.ar/index.php/divulgatio/article/view/192 DOI: https://doi.org/10.48160/25913530di16.192