Mostrar biografia dos autores
As formas clássicas de criar caracterizam-se por serem normativas, eurocêntricas, patriarcais e lineares. Também desse modo, o desenho industrial acadêmico encontra- se ancorado, enquanto as sociedades se transformam no cotidiano. O presente estudo centra-se no campo dos estudos críticos do desenho industrial para encontrar resultados esperançosos a partir das lições dos ervateiros, atores sociais invisibilizados, negados e até perseguidos, e que são criadores por natureza e com a natureza. Este texto é o resultado de uma pesquisa hermenêutica com os ervateiros da feira Samper Mendoza de Bogotá, Colômbia, a partir da qual se faz uma proposta para um desenho industrial não hegemônico, autônomo e emancipatório.
Visualizações de artigos 358 | Visitas em PDF 112
Downloads
- Arvay, C. (2016). El efecto biofilia. El poder curativo de los árboles y las plantas. España: Ediciones Urano.
- Balsa, J. (2016). Las tres lógicas de la construcción de la hegemonía. Revista Theomai. Estudios sobre sociedad, naturaleza y desarrollo, 14, 16-36.
- Balsa, J. (2006 a). Notas para una definición de la hegemonía. Revista de historia y pensamiento crítico, 3, 145-166.
- Ceceña, E. (2004). Hegemonías y emancipaciones en el siglo XXI. Buenos Aires: Clacso.
- Correa, H. (2014). Prólogo. Este libro y la política de recuperación de las plazas distritales de mercado en la Bogotá Humana. En Hernán Darío Correa. (Ed.), Las plazas tienen quien las quiera. (pp. 11-21). Bogotá: Instituto para la Economía Social.
- Escobar, A. (2016). Autonomía y diseño. La realización de lo comunal. Popayán: Editorial Universidad del Cauca.
- Escobar, A. (2014). Una minga para el postdesarrollo: lugar, medio ambiente y movimientos sociales en las transformaciones globales. Bogotá: Ediciones desde abajo.
- Escobar, A. (2010). Territorios de diferencia. Lugar, movimientos, vida, redes. Popayán: Envión Editores.
- Esteva, G. (2016). La hora de la autonomía. En Pavel López y Luciana García Guerrero (Ed.), Pueblos originarios en lucha por las autonomías: Experiencias y desafíos en América Latina. (pp. 29-58). Buenos Aires: Editorial El Colectivo.
- Giacaglia, M. (2002). Hegemonía concepto clave para pensar la política. Revista Tópicos. (10), 151-159.
- Maeterlinck, M. (2014). La inteligencia de las flores. Bogotá: Taller de Edición Rocca / Asociación Lengua Franca.
- Mancuso, S. (2013). Sensibilidad e inteligencia en el mundo vegetal. Barcelona: Galaxia Gutemberg.
- Medina, A., Murcia P., Rubio E. & Vásquez S. (2014). Caracterización socio cultural de la Plaza Samper Mendoza y su mercado itinerante de yerbas. En Hernán Darío Correa. (Ed.), Las plazas tienen quien las quiera. (pp. 25-123). Bogotá Instituto para la Economía Social.
- Pinzón, C. (1988). Violencia y brujería en Bogotá. Boletín cultural y bibliográfico, 25 (16), 35-49.
- Quijano, A. (2014). Bien vivir: entre el desarrollo y la des/colonialidad del poder. En Aníbal Quijano. (Ed.), Des/colonialidad y Bien Vivir. (pp. 19-33). Perú: Universidad Ricardo Palma.
- Ramírez, B., Robles, G., García de Alba, J. E., Zañudo, J., Salcedo, A. & García de Alba, J. (2012). Conocimiento y uso de plantas medicinales en la zona metropolitana de Guadalajara. Desacatos, 39, 29-44. doi: https://doi.org/10.29340/39.238
- Rätsch, C. (2011). Las plantas del amor. Los afrodisíacos en los mitos, la historia y el presente. México: Fondo de Cultura Económica.
- Santo Padre Francisco. (2015). Carta Encíclica Laudato Sí. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana / Librería Editrice Vaticana.
- Santos, De Sousa B. (2017). Democracia y transformación social. Bogotá: Siglo del Hombre Editores.
- Schultes, R., Hofmann, A. & Rätsch, C. (2015). Plantas de los dioses. Orígenes del uso de alucinógenos. México: Fondo de Cultura Económica.
- Scott, J. (2004). Los dominados y el arte de la resistencia. México: Ediciones Era.
- Wedler, E. (2012). Atlas de las plantas medicinales silvestres y cultivadas en la zona tropical. Bogotá: Especial impresores S.A.S.
- Zotti, C. (1974). Brujería y magia en América Latina. Barcelona: Plaza & Janes Editores.